Pera glabrata
Tamanqueiro, cabeluda do mato, sete casca, coração de bugre, folha miúda, sapateiro, tabacuva, tabocuva, pau-de-sapateiro, tobocuva, seca ligeiro, laranjeira do cerrado, pau de tamanco, sapateiro

Foto de Jorge EFO Silva, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Uma árvore que oferece um bom sombreamento, porém, infelizmente ainda pouco aproveitada pelos paisagistas. Suas flores são visitadas por pequenos insetos, vespas e abelhas, além de vários pássaros.

Foto de João Medeiros, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
É reproduzida apenas por sementes, logo após colhidas e semeadas em solo leve e em local sombreado, com umidade. Germinam em aproximadamente vinte dias.

Foto de João Medeiros, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
- Sinônimos estrangeiros: pilón rosado, (em espanhol).
- Família: Peraceae.
- Características: árvore perenifólia.
- Porte: 8 a 10 m de altura.
- Fenologia: verão.
- Cor da flor: amarela.
- Cor da folhagem: verde claro.
- Origem: América do Sul, inclusive Brasil, especialmente em Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Paraná; com exceção de Chile e Argentina.
- Clima: tropical/subtropical.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.