Phormium tenax “Atropurpureum”
formio-rubro, linho-da-nova-zelândia
Possui folhas longas, coriáceas e arqueadas, com até 2 metros de comprimento, de cor púrpura escura a quase preta, que são sua principal característica ornamental. Produz inflorescências altas e eretas com flores tubulares, mas a floração é rara em cultivos ornamentais. Tolera uma ampla gama de condições climáticas, incluindo ventos fortes e maresia. É uma planta relativamente resistente à seca, mas beneficia-se de regas regulares durante os períodos secos prolongados.
É utilizada como planta de destaque em jardins e também em vasos grandes, assim como em projetos de xerojardinagem devido à sua resistência à seca. Pode ser combinada com outras plantas de folhagem contrastante para um efeito visual impactante e se adapta perfeitamente a jardins rochosos, onde seu contraste com as pedras cria um efeito visual marcante.
Seu nome Phormium deriva da palavra grega “phoros“, que significa cesto, em referência ao uso de suas fibras para a confecção de cestos, tecidos, cordas e outros objetos pelos maoris, o povo indígena da Nova Zelândia.
A reprodução dessa planta pode ser feita por sementes ou divisão de touceiras. As sementes podem ser semeadas diretamente no solo ou em bandejas de mudas. Cobrindo as sementes levemente com terra e mantendo o solo úmido, mas não encharcado, germinam em 2 a 4 semanas.
- Sinônimos estrangeiros: purplish New Zealand flax, purple flax lily, (em inglês); phormio púrpura, lino de Nueva Zelanda púrpura, (em espanhol); phormium pourpre, lin de Nouvelle-Zélande pourpre, (em francês); purpurroter Neuseeländischer flachs, (em alemão); harakeke, wharariki, (na língua maori);
- Família: Asphodelaceae;
- Características: herbácea arbustiva;
- Porte: 1,50 a 2,00 de altura;
- Fenologia: verão;
- Cor da flor: avermelhada;
- Cor da folhagem: púrpura escuro;
- Origem: Nova Zelândia;
- Clima: temperado/subtropical. Suporta geadas leves;
- Luminosidade: sol.
Blog de paisagismo orientado ao aperfeiçoamento profissional, acadêmico e pessoal de paisagistas, jardineiros, arquitetos, agrônomos, biólogos e afins.