Commiphora myrrha
mirra

Foto de Franz Eugen Köhler, Köhler’s Medizinal-Pflanzen, Public domain, via Wikimedia Commons
A mirra, extraída deste arbusto ou pequena árvore, era uma valiosa mercadoria no mundo antigo, já que era usada para criar incensos e perfumes. Também era utilizada como repelente de insetos e em rituais religiosos e empregada para embalsamar os mortos. Foi um dos presentes que os Reis Magos, especificamente Balthazar, levaram a Jesus. Na medicina do mundo antigo aproveitavam suas propriedades antissépticas e estimulantes, tratando várias doenças, como feridas na boca, em gargarejos, doenças como lepra e sífilis, espasmos musculares e para ajudar na digestão e nas cólicas menstruais. Atualmente sua resina continua sendo um ingrediente para dar sabor à carne, assim como nas sobremesas, refrigerantes, gomas e doces. Também é ut ilizada como fragrância em sabonetes, cremes e perfumes. Nela são feitas incisões em sua casca, aproveitando os tempos após as chuvas, para coletar sua seiva que, ao secar, fica vermelha, translúcida, frágil e brilhante.

Foto de Maša Sinreih in Valentina Vivod, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Segundo conta o naturalista romano Plínio o Velho (23 — 79), O imperados Nero mandou queimar mirra no funeral de sua esposa, Popeia Sabina, para destacar sua nobreza.
- Sinônimos estrangeiros: african myrrh, herabol myrrh, somali myrrhor, common myrrh, (em inglês); mirra, mirra del Yemen, mirra somalí, (em espanhol); mirra, (em italiano); myrrhe, (em francês); myrrhe, (em alemão); mur, (em árabe).
- Família: Burseraceae.
- Características: arvoreta.
- Porte: até 5 metros de altura.
- Fenologia: inverno.
- Cor da flor: amarelo avermelhada.
- Cor da folhagem: verde-acinzentada.
- Origem: Omã, Iêmen, Djibuti, Etiópia, Somália e Nordeste da Quênia.
- Clima: semiárido, tropical/subtropical.
- Luminosidade: sol pleno.








É possivel cultivar aqui no Brasil? Obrigado!
Geovane,
Sim, é possível cultivar a Commiphora myrrha no Brasil, ela prefere clima quente e seco. Regiões como o semiárido nordestino ou algumas áreas do Centro-Oeste podem ser adequadas. Em locais úmidos, pode ser mais difícil cultivá-la devido à sensibilidade a fungos e excesso de água.
Necessita de solo bem drenado, arenoso e pobre em matéria orgânica, semelhante ao seu habitat natural. O uso de substratos próprios para cactos e suculentas pode ajudar.
Abraços