Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pouteria caimito

abiú, abieiro, abi, abiurana, abiurana-acariquara, abiu-piloso, guapeva, grão-de-galo, cabo-de-machado, curiola

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0 US, via Wikimedia Commons

Também classificada cientificamente como Lucuma caimito é muito popular nos Estados da região Norte, especialmente no Acre, Amapá e Pará, onde cresce com copa densa oferecendo boa sombra. Seus frutos redondos de tamanho de um ovo, devem ser consumidos maduros, quando ficam amarelos, caso contrário eles liberam um látex que se adere aos lábios. Eles contém nutrientes do complexo B, vitamina C, fibras, ferro, fósforo, cálcio, entre outros importantes componentes, além de poucas calorias, o que o faz relevante nos regimes de emagrecimento já que estimula a eliminação da gordura na corrente sanguínea. Igualmente seus frutos são recomendados para o combate de várias doenças, como pneumonia e outras enfermidades respiratórias. São consumidos preferentemente in natura, mas também em geleias, compotas, sucos, saladas de frutas, sorvetes e xaropes.

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0 US, via Wikimedia Commons

O clima ideal para seu desenvolvimento, deve ter temperaturas entre 22 a 30 graus, com chuvas oscilando entre 1.200 e 2.500 mm anuais. A altitude para melhor produtividade deve ser entre 600 a 1.900 metros acima do nível do mar e o solo deve ser úmido. A adubação ideal no momento do plantio é feita com 10 kg de esterco curtido de curral, 500 gramas de calcário dolomítico, 1 kg de cinzas de lenha e 200 gramas de superfosfato simples. Não é atacada por pragas ou doenças, apenas é um pouco sensível a mosca-das-frutas e a brocas.

O nome popular abiú vem do Tupi Guarani e significa “Fruta Bicuda” e os índios Ticuna, que habitam a fronteira entre o Peru e o Brasil e o Trapézio amazônico na Colômbia, tem uma tradição que é a de presentear o pai da futura esposa com frutos desta árvore, sendo importante que eles sejam grandes e saborosos, já que eles são considerados presentes divinos na tradição local.

O abiú é multiplicado por sementes.

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0 US, via Wikimedia Commons

  • Sinônimos estrangeiros:  yellow star apple, egg fruit, golden fruit tree, (em inglês); caimito, aguaí, aguay,​ cauge, (em espanhol); pomme-étoilée amazonienne, (em francês).
  • Família: Sapotaceae.
  • Características: árvore perenifólia.
  • Porte: de 4 a 7 metros de altura quando cultivada. Crescendo em estado silvestre pode alcançar mais de 20 metros de altura.
  • Fenologia: dezembro e janeiro.
  • Cor da flor: branca amarelada e perfumada.
  • Cor do fruto: Amarelo. Amadurecem em fevereiro até junho.
  • Cor da folhagem: verde escura.
  • Origem: Amazônia peruana e brasileira.
  • Clima: tropical/subtropical.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

4 Comments

  1. Como fazer a germinação da semente ?

    • Vânia,

      É muito simples. Faça uma mistura, em partes iguais, de terra fértil, areia média e esterco curtido e deposite a semente nessa mistura que deve ficar em um saco plástico pequeno. Por cima coloque 1 centímetro de areia misturada com esterco e deixe o saquinho em um local com sol da manhã. Regue-a diariamente.

      Em poucas semanas estará germinando e você deverá transplantar a mudinha para um saco maior.

      quando estiver com 50 centímetros de altura pode ser transplantada para o local definitivo, sempre protegida do sol intenso e irrigada diariamente.

      Abraços

  2. Meu pé de abiu tem algo tipo ferrugem. Este ano nao cresceram os frutos e desde verdes tinham uma casca diferente. Podo bastante pra ver se ano que vem nasce bem novamente?

    • Olá Alice,

      Sim, faça uma poda durante a lua minguante e pulverize três vezes com Forth Cobre, semanalmente, alternando com Forth Enxofre. Também uma adubação com o equivalente a 20 litros de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura, é conveniente.

      Abraços

Secured By miniOrange