Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pseudobombax ellipticum

 árvore de escova de barbear, embiruçu-vermelho, embiruçu-mexicano

Foto de Frank Vincentz, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Uma árvore de rápido crescimento, que desenvolve em ambientes secos e rochosos e solos pobres. Seu tronco grosso é verde- acinzentado, liso e coberto por espinhos, atuando como mecanismo de defesa contra herbívoros. As flores perfumadas aparecem quando a árvore está desfolhada, em grupos com longas pétalas nas pontas dos ramos, sendo pubescentes por fora, elas abrem à noite e murcham durante o dia, atraindo polinizadores como abelhas e borboletas. Existe também uma variedade de flor branca, além da mais comum que é rosa choque. Após a floração, a árvore produz uma cápsula contendo sementes. Elas estão envoltas por fibras semelhantes ao algodão, que podem ser utilizadas para enchimento de almofadas e outros itens.

Foto de Jfduffek, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Além de seu aproveitamento no paisagismo, onde luze da maneira espetacular, propiciando boa sombra, também pode ser cultivado em vasos e até em bonsai, devido à sua capacidade de ser moldada em miniaturas impressionantes.

Uma adubação com fertilizantes ricos em fósforo e potássio é recomendada para estimular o crescimento e a floração.

É multiplicada por sementes e por estacas. As sementes germinam sob sombra parcial. As estacas, de 40 a 100 cm de comprimento e 2 a 5 cm de diâmetro, enraízam facilmente quando plantadas em saquinhos e regadas diariamente ou quando plantadas diretamente no solo.

  • Sinônimos estrangeirosshaving brush tree, (em inglês); cabellos-de-ángel , pincel-de-barba, árbol de doncellas, itayata, guietiqui, mocoque, cocuche, amapola de Yucatán, amapola yucateca, clavellina, chicocuchi, chospó, chucté, jilosúchil, jiquiquipe, luya, pochote, pongolote, teti, tetique, tindusa , titilamato, pochote, xanacol, sefioritas, (em espanhol); kapok rouge, (em francês).
  • Família: Malvaceae.
  • Características: árvore decídua.
  • Porte: 5 a 12 metros de altura e até 1,00 metro de DAP.
  • Fenologia: inverno, início da primavera.
  • Cor da flor: rosa choque.
  • Cor da folhagem: acastanhada, tornando-se verdes à medida que envelhecem.
  • Origem: sul do México, El Salvador, Honduras, Cuba, Nicarágua, Costa Rica, Guatemala.
  • Clima: tropical/subtropical. Não tolera temperaturas muito baixas.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange