Salix matsudana “Tortuosa”
chorão-macarrão, chorão-retorcido, chorão-tortuoso, salgueiro-macarrão, salgueiro saca-rolhas, salgueiro dragão

Foto de AnRo0002, CC0, via Wikimedia Commons
Sua copa é oval e arredondada, com caules contorcidos, efeito “saca-rolhas”, mais evidente após a queda das folhas, o que dá à árvore uma aparência única e ornamental. A casca é grossa e rachada, com tons de cinza e marrom e as folhas são alternadas, com 5 a 10 cm de comprimento, ligeiramente recurvadas sendo peculiares, tornando-a um destaque popular. Mais tolerante à seca do que a maioria dos salgueiros, entretanto nos meses de verão, mudas e plantas novas devem ser regadas diariamente.

Foto de Wouter Hagens, Public domain, via Wikimedia Commons
Devido à sua aparência única, é frequentemente usada como uma árvore ornamental em jardins e parques. Suas raízes fortes ajudam a estabilizar solos erodíveis, tornando-a útil em áreas sujeitas à erosão, entretanto podem se espalhar consideravelmente, podendo danificar tubulações e encanamentos subterrâneos.
O nome “Tortuosa” vem do latim e significa “torcido”, referindo-se aos seus ramos contorcidos. Comparado a outras árvores, o salgueiro-tortuoso possui vida útil relativamente curta, geralmente entre 20 e 30 anos.

Foto de Famartin, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Foi em 1923 que o Salix matsudana “Tortuosa” chegou à América do Norte. Um corte da planta foi enviado ao Arnold Arboretum, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, o mais antigo arboreto público do país, diretamente da China. No ano seguinte, em 1924, a cultivar recebeu seu nome oficial, “Tortuosa”, que vem do latim e significa “enrolado” ou “tortuoso”. Essa peculiaridade nos ramos e folhas a diferenciava da espécie original, capturando a atenção dos especialistas.
Pode ser propagada por estacas, com cerca de 20 cm de comprimento e 1 cm de diâmetro, mantendo-as em um local quente e úmido, com luz indireta. Elas devem começar a enraizar em algumas semanas.
- Sinônimos estrangeiros: sauce de Pequim, sauce contorsionado, sauce sacacorchos, (em espanhol); weeping willow, wiggerly willow, dragon’s claw willow, corkscrew willow, contorted willow, twisted willow, (em inglês); saule tortueux, saule cormaillot, (em francês); salice contorto, salice a cavatappi, (em italiano); korkenzieher-weide, drillweide, (em alemão); niǔ liǔ, hàn liǔ, (em chinês); kko-in beodeunamu, hangryu beodeunamu, (em coreano).
- Família: Salicaceae.
- Características: árvore decídua.
- Porte: 6 a 9 metros de altura.
- Fenologia: início da primavera.
- Cor da flor: amarelada.
- Cor da folhagem: verde claro. No outono, elas ficam amarelas antes de cair.
- Origem: norte e nordeste da China, nas províncias de Hebei, Shanxi, e Liaoning, assim como na região de Pequim, também na Coreia.
- Clima: temperado, subtropical. Tolerante a geadas.
- Luminosidade: sol pleno, com pelo menos 6 horas de luz solar por dia.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.