Salvia involucrata
sálvia-rosa
Um arbusto de ramos longos e curvados por causa das inflorescências terminais, muito atrativas para as abelhas, borboletas e os beija-flores. Suas folhas tem textura rugosa e margens serrilhadas. Para cultivar a Salvia involucrata, é recomendável plantá-la em um solo rico em matéria orgânica e bem drenado. É importante regar regularmente, especialmente durante os períodos de crescimento ativo e floração. Adicionar uma camada de cobertura morta ao redor da base da planta pode ajudar a manter a umidade do solo e a controlar o crescimento de ervas daninhas. É relativamente fácil de manter, removendo as flores desbotadas, para promover uma floração contínua, cortando também as partes da planta que ficarem muito longas ou desordenadas. No final do inverno ou início da primavera, pode-se cortar a planta quase até o chão para promover um novo crescimento vigoroso.
É uma planta deslumbrante que pode adicionar cor e interesse ao jardim, em bordaduras e canteiros. Com os cuidados adequados, pode prosperar em uma variedade de condições e fornecer beleza duradoura ao longo das estações.
Esta planta pode ser propagada a partir de sementes ou por divisão de touceiras. As sementes podem ser semeadas diretamente no solo após o último risco de geada, enquanto a divisão de touceiras pode ser feita na primavera ou no outono.
- Sinônimos estrangeiros: salvia cohete, salvia mexicana, (em espanhol); roseleaf sage, mexican sage, hummingbird sage, (em inglês); sauge mexicaine, saug attireles colibris, (em francês); salvia fuoco d’artificio, salvia rossa, (em italiano); mexikanische salbei, kardinalsrote salbei, (em alemão); scharlaken salie, (em holandês); szałwia szkarłatna, (em polonês).
- Família: Lamiaceae.
- Características: arbusto semi-herbáceo, perene.
- Porte: 1,50 a 2,00 metros de altura.
- Fenologia: final da primavera até o outono.
- Cor da flor: rosa intenso.
- Cor da folhagem: verde-escura.
- Origem: México, nos estados de Puebla, Tamaulipas e Veracruz e na América Central.
- Clima: subtropical/tropical serrano.
- Luminosidade: pleno sol, sombra parcial.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.