Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Salvia officinalis

sálvia, erva-santa, sálvia-comum, salva-das-boticas, salva-mansa

Foto de Agnieszka Kwiecień, Nova, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Com folhas alongadas e de textura aveludada, proporciona ocasionalmente flores pequenas. As regas devem ser moderadas, já que é tolerante à seca e não gosta de solos muito úmidos. Pode ser podada regularmente para incentivar um crescimento mais compacto e evitar que a planta fique “lenhosa”. Ela cresce bem ao lado de plantas como alecrim, tomilho e lavanda, mas deve ser mantida afastada de cebolas e pepinos, que podem prejudicar seu crescimento.

Foto de Kurt Stüber [1], CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

As folhas são usadas frescas ou secas para temperar carnes, aves, massas, molhos, sopas e recheios, também pode ser usada em marinadas e para dar sabor a manteigas e azeites. O chá é utilizado para aliviar dores de garganta, problemas digestivos e sintomas da menopausa, possui propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e antioxidantes e até mesmo é indicada para melhorar a memória. Também é empregada na fabricação de produtos de higiene pessoal, como sabonetes e xampus, devido ao seu aroma e propriedades benéficas para a pele e o cabelo.

Foto de Elaine with Grey Cats from California, USA, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

No paisagismo é apropriada nos jardins de ervas, bordaduras e canteiros, tanto pela sua aparência quanto pelo aroma agradável, com notas ligeiramente canforadas, esse perfume atrai polinizadores como abelhas e borboletas e também pode ser cultivada em vasos, adornando varandas e pátios.

Pode ser propagada por sementes, estacas ou divisão de touceiras. Por estacas é uma forma ideal para obter plantas idênticas à planta mãe.

  • Sinônimos estrangeiros: sage, (em inglês); salvia, (em espanhol); salbei, (em alemão); sauge, (em francês); salvia, (em italiano); marra, (em árabe); shǔ wěi cǎo, (em chinês); jayapal, (na Índia); salie, (em holandês); faskómilo, (em grego);
  • Família: Lamiaceae;
  • Características: planta perene subarbustiva;
  • Porte:  40 a 80 centímetros de altura;
  • Fenologia: verão;
  • Cor da flor:  azul, roxa ou branca;
  • Cor da folhagem: verde-acinzentada;
  • Origem: Mediterrâneo, especialmente na Toscana, Provença, Andaluzia, ilhas gregas e nas ilhas da Croácia;
  • Clima: temperado ou subtropical;
  • Luminosidade: sol pleno, com pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange