Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Swietenia macrophylla

mogno, mogno-brasileiro, caoba, araputanga, aguano

Foto de Alejandro Bayer Tamayo from Armenia, Colombia, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Com uma copa ampla e arredondada, em forma de sombreiro e folhas compostas e alternadas com 8 a 15 cm de comprimento, possui uma madeira altamente valorizada devido à sua qualidade e beleza. Ela tem uma cor avermelhada a marrom e é frequentemente usada na fabricação de móveis de alta qualidade, instrumentos musicais e artigos de luxo. Cresce naturalmente em florestas tropicais úmidas, preferindo solos bem drenados e climas quentes e úmidos. É uma árvore de crescimento lento e pode levar décadas para atingir a maturidade. Produz flores pequenas que desenvolvem frutos grandes e carnudos, sendo uma fonte importante de alimento para pássaros frugívoros, como papagaios, araras, tucanos e pica-paus, além de mamíferos como esquilos, macacos e morcegos. As flores da Swietenia macrophylla também podem atrair insetos polinizadores, como abelhas e borboletas, que visi tam as flores em busca de néctar.

Foto de Lalithamba from India, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Devido à alta demanda por sua madeira, o mogno enfrenta sérios desafios de exploração e degradação de habitat em muitas áreas de seu alcance natural. Como resultado, várias iniciativas de conservação foram implementadas para proteger as populações remanescentes de mogno e suas florestas.

Foto de Vinayaraj, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

As árvores de mogno têm uma bela folhagem e uma forma elegante, o que as torna um destaque estético nos jardins e devido ao seu tamanho e densidade da copa, oferecem excelente sombra, tornando-as ideais para fornecer áreas frescas e sombreadas em espaços ao ar livre.

O nome Swietenia foi dado homenageando o médico, anatomista, bibliotecário, botânico e reformador holandês, Gerard van Swieten (1700–1772), e o epíteto  macrophylla é de origem latina e significa “com folhas grandes”, devido ao tamanho delas.

Para sua multiplicação as sementes devem ser colhidas de uma árvore saudável e madura, precisando ser limpas e deixadas secar à sombra por alguns dias, a seguir devem ser semeadas diretamente em recipientes ou canteiros e ao germinarem deve-se manter o solo úmido, mas não encharcado.

  • Sinônimos estrangeiros:  mahogany, (em inglês); caoba, (em espanhol); acajou, (em francês); mahagoni, (em alemão); mogano, (em italiano); mahonie, (em holandês).
  • Família: Meliaceae.
  • Características: árvore perene.
  • Porte: 25 a 45 metros de altura.
  • Fenologia: primavera, verão.
  • Cor da flor: amarelado-esverdeada.
  • Cor da folhagem: verde escuro.
  • Origem: desde o sul do México, em Peru, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Guatemala, Honduras e Nicarágua, até o Brasil, na região amazónica.
  • Clima: tropical úmido.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange