Teucrium fruticans
têucrio, sálvia-amarga, mato-branco, olivilla, sargaço-branco
Um arbusto com hastes muito ramificadas e folhas revestidas por uma penugem branca, que desenvolve em áreas secas, montanhosas e pedregosas. As flores atraem abelhas e borboletas. O têucrio é cultivado pela folhagem decorativa e aromática, sendo uma boa escolha para cercas vivas, grupos, jardins rochosos e vasos, especialmente nas regiões litorâneas do sul do Brasil, onde tolera bem os solos salinos.
Seu cultivo requer solos muito bem drenados, já que prefere as longas estiagens e uma poda no inverno irá manter uma silhueta mais densa.
É multiplicado pelas sementes e também por estacas na primavera e no outono, que podem ser cortadas em pedaços com 10 a 15 centímetros de comprimento com pelo menos 2 pares de folhas, plantando essas estacas em solo úmido e bem drenado.
- Sinônimos estrangeiros: shrubby germander, bastard germander, mediterranean germander, (em inglês); jara blanca, olivarda, (em espanhol); germandrée frutescente, petit-chêne, thé de Montpellier, (em francês); teucrio fruticoso, erba iva, camedrio fruticoso, (em italiano); strauchiger gamander, echter gamander, feldgamander, (em alemão); teucri fruticós, (em catalão), teucrio fruticente, (em galego); helianthemum, (em holandês); wawrzynek wilczomlecz, (em polonês); Çalı adaçayı, (em turco).
- Família: Labiatae.
- Características: arbusto lenhoso.
- Porte: 1,20 a 1,50 metros de altura.
- Fenologia: primavera até o outono.
- Cor da flor: azul-lavanda.
- Cor da folhagem: cinza.
- Origem: Mediterrâneo.
- Clima: temperado/subtropical ( suporta geadas leves).
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.