Tillandsia stricta
cravo-do-mato, planta do ar, cravo do ar, caraguatá-miúdo
Suas folhas são finas, cerosas, alongadas, dispostas em rosetas densas e cobertas por pequenos pelos que ajudam na absorção de água e nutrientes. É conhecida por suas flores vistosas e coloridas, que podem ser de cor rosa, vermelha ou roxa e são bastante duráveis, com algumas variedades florescendo apenas uma vez na vida.
Prefere locais bem iluminados, mas sem exposição direta ao sol forte, pois isso pode queimar suas folhas e não requer solo, sendo comumente fixada em troncos, cascas de árvore, pedras ou até mesmo suspensa no ar.
A forma mais comum de propagação é através de brotos laterais, ou “filhotes”, que surgem após a floração. Esses filhotes podem ser removidos e cultivados separadamente.
- Sinônimos estrangeiros: strict tillandsia, (em inglês); clavel del aire, (em espanhol); plante d’air, (em francês); luftpflanze, (em alemão).
- Família: Bromeliaceae.
- Características: bromélia epífita e perene;
- Porte: 10 a 20 centímetros de altura;
- Fenologia: inverno, primavera e verão;
- Cor da flor: rosa, vermelha ou roxa;
- Cor da folhagem: do verde claro ao prateado;
- Origem: América do Sul e América Central;
- Clima: tropical/subtropical;
- Luminosidade: meia-sombra ou sombra leve.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.