Trithrinax campestris
palmeira azul, carandá, carandaí

Foto de Daderot, Public domain, via Wikimedia Commons
Possui folhas rígidas, em forma de leque, de cor cinza-azulada. Essa é uma característica distintiva, já que essa coloração a torna muito ornamental. Seu tronco é coberto por uma espessa camada de fibras e espinhos, o que a torna mais resistente à animais herbívoros e a protege da perda de água, podendo tolerar baixas temperaturas de até -12°C.

Foto de Krzysztof Ziarnek, Kenraiz, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
A cor da folhagem do T. campestris tende a ser mais azulada do que a do T. brasiliensis, que é mais verde, além do mais o T. campestris suporta climas mais frios e áridos, enquanto o T. brasiliensis é mais adaptado a climas tropicais. Ambas são plantas com grande valor ornamental, mas suas diferentes exigências climáticas e características estéticas podem influenciar a escolha em projetos paisagísticos.

Floraison Trithrinax – Perpignan
Muito utilizada devido à sua aparência e cor das folhas. Pode ser plantada em jardins rochosos ou em áreas que simulam savanas e desertos e até mesmo em vasos. Fica bem tanto isolada quanto em grupos, em grandes espaços abertos ou jardins residenciais.
Além de sua beleza ornamental, a caranday possui diversos usos. Seus frutos são comestíveis e utilizados na alimentação de animais. As fibras de suas folhas são empregadas na fabricação de diversos produtos, como cordas, cestos e chapéus.
Algumas comunidades podem acreditar que o Trithrinax campestris serve de morada para espíritos ancestrais ou guardiões da terra, especialmente por seu porte resistente e presença imponente no ambiente. Em tempos antigos, essas palmeiras poderiam ser vistas como um elo entre o mundo material e o espiritual, o que as colocaria como centro de cerimônias e rituais de conexão com a natureza.
A propagação geralmente é feita através de sementes, que podem germinar após algumas semanas, embora o processo possa ser lento.
- Sinônimos estrangeiros: argentine blue palm, caranday palm, blue needle palm, (em inglês); caranday, palma caranday, carandilla, (em espanhol); karanday, caranday, (em guarani);
- Família: Arecaceae;
- Porte: 5 a 6 metros de altura;
- Fenologia: verão;
- Cor da flor: amarelada;
- Cor da folhagem: cinza-azulada;
- Origem: savanas uruguaias, Paraguai, nordeste da Argentina, incluindo Córdoba e San Luis e sul do Brasil;
- Clima: temperado/subtropical. Pode suportar geadas leves;
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Boa Noite
É difícil conseguir essa palmeira pra compra?
Sou do RJ
Boa noite Sildimar,
Tente no Horto das Palmeiras: Telefone: (21) 3427-5222 – Email: palmeiras@hortodaspalmeiras.com.br
Abraços