Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Tulbaghia violacea “Variegata”

Alho-social

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Tem todo o aspecto de uma grama ornamental acinzentada, mas com o benefício complementar de oferecer flores lilases nas épocas com menos frio. As folhas do alho-social tem um forte aroma de alho e de cebola, quando cortadas e podem ser aproveitas, junto com as flores, como tempero, substituindo a cebolinha.

No paisagismo se destaca à beira de lagos, formando touceiras e acompanhada de outras forrações, como a Aechmea blanchetiana – bromelia-porto-seguro ou a Lantana undulata – lantana-branca; mas também pode ser utilizado em vasos, hortas e formar amplos canteiros, onde espanta cobras, pulgas, carrapatos e pernilongos, especialmente ao redor de casas e instalações de animais. Os zulus utilizam as folhas e flores como espinafre ou usando-as como tempero picante e apimentado com carne e batatas. É bastante rústica, não precisando de manutenção e suportando a seca, como tampouco é atacada por pragas e doenças. As borboletas e as abelhas são atraídas pelas flores e auxiliam na propagação da espécie.

Foto de Assaf Shtilman, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Seu nome genérico é uma homenagem ao holandês Ryk Tulbagh (1699-1771), que foi governador do Cabo da Boa Esperança; Tulbagh se correspondeu com vários botânicos, incluindo Carl Linnaeus, e enviou-lhe mais de 200 espécimes de plantas locais.

A propagação é feita por divisão de touceiras.

  • Sinônimos estrangeiros: Variegated society garlic, wild garlic, sweet garlic, spring bulbs, spring flowers, (em inglês); tulbagia panaché, ail d’afrique du sud, (em francês); wildeknoffel, wildeknoflok, (em africâner) tulbagia, ajo silvestre, (em espanhol); aglio ornamentale, (em italiano); weißbunter zimmerknoblauch, weißbunter südseeknoblauch, (em alemão).
  • Família: Amaryllidaceae.
  • Características: herbácea bulbífera perene.
  • Porte: 30 a 60 centímetros de altura.
  • Fenologia: primavera/verão, inicio de outono.
  • Cor da flor: lilás.
  • Cor da folhagem: verde azulada com margens creme.
  • Origem: África do Sul, até o extremo norte do Zimbábue.
  • Clima: temperado/subtropical, tolera o frio.
  • Luminosidade: sol pleno, tolera sombra, mas floresce menos.

 

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

Secured By miniOrange