Viburnum rhytidophyllum
viburno-folha-de-couro
Um arbusto cujas flores perfumadas em forma de estrela surgem em cachos e atraem pardais, cardiais, corujas e borboletas. As folhas são rugosas e cobertas de pelos na página inferior e os frutos são drupas, vermelhos ao princípio e pretos quando maduros. Pode ser pensada nos jardins, usada para formar cercas vivas. A temperatura ideal para seu desenvolvimento deve ser entre 5 a 27 ℃. sendo que tem uma boa resistência ao frio. O crescimento não é bom em temperaturas acima de 29 ℃, portanto não sobrevive nos verões tropicais.
Uma das histórias mais populares sobre o Viburnum rhytidophyllum é a lenda do imperador Shennong, que foi o primeiro imperador da China e é considerado o pai da medicina chinesa. Ele é conhecido por ter experimentado várias plantas para determinar suas propriedades medicinais. De acordo com a lenda, Shennong estava caminhando pela floresta quando viu um arbusto com flores brancas. Ele decidiu experimentá-las e descobriu que tinham propriedades curativas. Shennong então começou a usar esta planta para tratar uma variedade de doenças, incluindo febre, dor e inflamação.
Na cultura chinesa, acredita-se que as flores brancas da planta representam a pureza e a inocência. As folhas coriáceas, por sua vez, representam a força e a resistência.
O termo “rhytidophyllum” no nome científico significa “de folhas enrugadas”.
Pode ser multiplicado por sementes e para sua germinação, é preciso expor essas sementes por 20 dias seguidos a uma temperatura de 24 ℃. Também é facilmente reproduzida por estacas que precisam ter cerca de 15 centímetros de comprimento e devem conter pelo menos três nós. As estacas devem ser plantadas em um solo úmido e bem drenado e levam cerca de dois meses para enraizarem.
- Sinônimos estrangeiros: leatherleaf viburnum, wrinkled viburnum, (em inglês); viorne à feuilles de cuir, viorne à feuilles de chêne (em francês); viburno de hoja de cuero, (em espanhol); lederblättriges schneeballgewächs, lederblättriges viburnum (em alemão); viburno a foglie di cuoio, viburno a foglie di quercia, (em italiano); gé yè jiāwě, (em chinês); kawa-e suikazura, (em japonês).
- Família: Adoxaceae.
- Características: arbusto perene e lenhoso.
- Porte: 3,00 a 5,00 metros de altura.
- Fenologia: primavera, verão.
- Cor da flor: branca e frutos vermelhos no inicio do outono.
- Cor da folhagem: verde azulada.
- Origem: sudoeste da China, em Guizhou, Hubei, Shaanxi e Sichuan.
- Clima: temperado/subtropical serrano. (suporta geadas leves).
- Luminosidade: Sol pleno, meia sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Muito lindo. Tenho em casa o único problema é que ele se espalha por todo o jardim da trabalho para controlar. Mas vale muito a pena o trabalho porque a florida é maravilhosa
Pois é Sueli, ela é muito alastradiça, porém encantadora.
Abraços