Yucca rigida
yucca-de-folha-prateada, yucca-azul, yucca-azul-rígida

Foto de Rebou, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Nativa nas áreas semiáridas do México, especialmente nos estados de Chihuahua, Durango e Coahuila, a Yucca rigida é excepcionalmente resistente, suportando secas, temperaturas baixas de até 5 graus e altas de mais de 50 graus. O tronco é robusto e espesso, se ramificando com o tempo, dando à planta uma forma de árvore quando adulta. As folhas são longas, rígidas, podendo ter até 90 centímetros de comprimento, crescendo em rosetas densas e possuindo margens serrilhadas. As flores em forma de sino surgem em inflorescências no topo da planta, podendo ter até 2 metros de altura.

Foto de Stan Shebs, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Prefere climas quentes e secos, suportando estiagens prolongadas, crescendo melhor em zonas com temperaturas altas, mas é capaz de resistir a geadas leves. Ela precisa de solos bem drenados, pobres e rochosos, típicos de áreas áridas e semiáridas.
Muito utilizada no paisagismo, especialmente em jardins de estilo desértico, devido à sua aparência escultural e sua baixa manutenção. Também pode ser cultivada em vasos grandes e usada como ponto focal no jardim ou em pátios e varandas.

Foto de Stan Shebs, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Em algumas culturas do deserto mexicano, existia a crença de que a Yucca rigida, era uma “guardiã” dessa região, com sua forma esculpida e rígida, parecia estar de guarda, observando o horizonte e protegendo o território dos intrusos. Alguns povos acreditavam que espíritos ancestrais habitavam as yuccas e que a planta era uma manifestação física desses guardiões.
Elas formam brotos laterais na base da planta mãe, formando novas plantas. Quando elas estiverem grandes, com cerca de 15-20 centímetros de altura, podem ser separadas da planta mãe com uma faca afiada ou tesoura de poda, em seguida devem secar por alguns dias em um local seco para evitar apodrecimento. Depois, precisam ser plantadas em solo bem drenado.
- Sinônimos estrangeiros: silver-leaf yucca, blue yucca, rigid blue yucca, (em inglês); yuca azul, (em espanhol); izote, izote azul, (no México); blaue yucca, (em alemão); yucca bleu, (em francês);
- Família: Asparagaceae;
- Características: arvoreta escultural;
- Porte: 3 a 4 metros de altura;
- Fenologia: primavera e no início do verão;
- Cor da flor: branca;
- Cor da folhagem: azul-esverdeada;
- Origem: norte do México;
- Clima: tropical/subtropical árido;
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.