Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

O Jardim de Majorelle, em Marrocos

Era em Marrakech que Yves Saint Laurent se refugiava, com Pierre Berge, fugindo do agito de Paris. O Jardin Majorelle, com seus cactos enormes e palmeiras junto às fontes azuis, atiçava o genial estilista protegendo-o dos olhares indiscretos, graças a muralha antiga que separava a propriedade do coração da cidade. Esse pedaço verde funcionava como alivio do calor intenso e da poeira dessa cidade marroquina e foi lá, por vontade própria, que foram espalhadas suas cinzas em 2008, após sua morte em Paris.

Jardim de Majorelle

Jardim de Majorelle

O pintor Jacques Majorelle (1886 – 1962) comprou a propriedade em 1924, quando Marrocos era ainda protetorado francês, transformando o solo arenoso do lugar em um paisagismo incomum repleto de plantas da região e de outras trazidas da França. É impressionante como contrastou os amarelos e os laranjas queimados dos grandes vasos que, deliberadamente, são colocados nos cantos, ressaltando junto ao azul-anil dos muros. O espaço é sempre um atrativo impar dos fotógrafos do mundo inteiro, que visitam o lugar.

Saint Laurent nasceu na Argélia, onde morou até os 18 anos, isto certamente influenciou suas criações de cores vibrantes, tão comuns no Noroeste da África, e não apenas as cores como também as batas compridas com capuz e os turbantes, lembrando as mulheres tuaregues. Certa vez afirmou “Há jardins em Marrakech, pelos quais sinto uma paixão verdadeira. Suas cores não encontro em Paris”.

Junto com seu companheiro Berge, comprou Majorelle em 1980 e graças ao trabalho do arquiteto e designer americano Bill Willis, restauraram a casa e os jardins. Yves passou um tempo significativo em Marrocos, calmo, introspectivo e pessoal, se deliciava com a simplicidade do lugar.

Em junho de 2013 levarei um grupo de profissionais ligados ao paisagismo para conhecer jardins incríveis em Marrocos e para a celebração dos 400 anos de Le Nôtre, o criador dos jardins de Versailles.

Veja mais informações clicando aqui, e venha conosco nesta viagem incrível!

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Comment

  1. Com certeza, ele sábia que seu espirito sempre visitaria este maravilhoso jardim. Por isso optou que uma parte de si ficaria ali para sempre!