Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Aprenda como cuidar das suas rosas-do-deserto

As Rosas do Deserto (Adenium obesum) conquistaram os corações dos brasileiros! Estas plantas são cada vez mais frequentes nos jardins e vasos, porém sempre há dúvidas sobre os cuidados que elas requerem.

Esta é uma planta originária da África e Oriente Médio que se aclimatou bem no nosso país. Possui características de plantas suculentas, com um caule escultural e uma floração muito encantadora.

Caso você tenha uma rosa-do-deserto em sua casa ou deseja começar a cultivá-la, relacionamos algumas dicas que podem auxiliar neste desafio. Anote tudo que proporcione as melhores condições às suas rosas-do-deserto.

ILUMINAÇÃO

Ela é muito exigente a luz solar direta, precisando de, pelo menos, 6 horas diárias de sol.

TEMPERATURA

É uma espécie que não gosta do frio, podendo deixar de florescer nas regiões onde os invernos apresentam temperaturas muito baixas.

SUBSTRATO

O substrato deve apresentar uma boa drenagem, para que não concentre água demais no vaso, apresentando ótima quantidade de material orgânico para uma boa fertilidade do solo e deve ser bem aerado para um pleno desenvolvimento das raízes. Recomendo o substrato FORTH Rosa do Deserto. Ele contem casca de pinus, carvão vegetal, húmus e arenito, além de estar pronto para uso, sem a necessidade de misturá-lo com terra ou outros substratos.

REGA

No verão as regas podem ser realizadas de duas a três vezes por semana, já no inverno apenas uma vez. Uma maneira simples de saber se ela está precisando de água é apertar o caule  levemente, se estiver um pouco murcho, significa que está precisando ser regada.

PODAS

São necessárias para uma boa formação da planta, assim como, estimular o florescimento. Uma outra técnica que deve ser levada em conta para dar um formato original e encantador à sua planta é usar os mesmos métodos utilizados em bonsais, como, aramar os galhos ou até mesmo usar barbantes para ancorar estes ramos, dando uma arquitetura singular a ela.

ADUBAÇÃO

Recomendo o utilizar o FORTH Rosa do Deserto, na forma líquida ou farelada. Este adubo foi desenvolvido para incentivar a floração e manutenção da folhagem, com os nutrientes equilibrados na medida certa para sua rosa-do-deserto crescer com saúde e bonita.

Mas, se você comprou a planta em um supermercado é normal que ela perca parte das flores e das folhas, mas não fique preocupado, isso sucede devido à mudança brusca de ambiente,  com o tempo ela soltará novas folhas e flores.

Isso é tudo que você necessita para cultivar sua rosa-do-deserto como ela merece. Esperamos que ela floresça e deixe seu jardim ainda mais bonito do ele é. Boa jardinagem!

Texto original por:

Marcello Santero – Engenheiro Agrônomo
Este artigo foi realizado em parceria com o site: Forthjardim.com.br

Redes Sociais da FORTH Jardim:

 

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

4 Comments

  1. Oi Raul, em primeiro lugar muito obrigada pelo texto. Me ajudou muito! Minha rosa do deserto demorou bastante para dar flores depois da primeira floragem. Quase 2 anos. Ela agora já deu 2x sempre um galho só. O resto não. Mas o que me preocupa mesmo é que ela está cheia de pintas amarelas na folhas e atingiu ate a flor. Como na foto que envio. Agradeceria muito sua ajuda!

    • Oi Tassia,

      Você merece minha atenção!

      Essas pintas amarelas são sintomas de um fungo, conhecido como ferrugem.

      – Ao regar não molhe as folhas;
      – faça uma adubação com cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura (podem ser de lareira, padaria ou pizzaria);
      – Pulverize três vezes, semanalmente, com Forth Cobre.

      Estes procedimentos irão devolver o verdor a sua muda.

      Abraços

  2. Qual a melhor época para poda das rosas do deserto.?
    Em que período do ano?

    • Adilson,

      Faça a poda na lua minguante próxima, entre 28 de setembro e 6 de outubro. Use um estilete desinfestado com álcool e corte todos os ramos transversalmente, em seguida aplique nesses cortes canela em pó, para uma melhor cicatrização.

      Abraços

Secured By miniOrange