Cactáceas que perfumam as noites
As cactáceas, em geral, adaptam-se bem aos vasos, portanto, não é difícil cultivá-las em terraços e janelas ensolaradas. Algumas exalam perfume à noite e, se não estivessem tão próximas de nós, nem notaríamos essa agradável manifestação.
Entre elas, estão: jasmim-cacto (Cryptocereus anthonyanus) – planta pendente e trepadeira de flores róseo-avermelhadas; princesa-da-noite 1 (Selenicereus pteranthus) – trepadeira de flores grandes brancas e amarelas; princesa-da-noite 2 (Selnicerereus grandiflorus) – cujas flores alcançam 20cm de comprimento e são cor-de-rosa por fora e brancas por dentro.
Os botões começam a inchar por volta das 15h e, às 22h, já estão totalmente abertos e exalam um perfume de baunilha. As flores, pela manhã, já estarão murchas e pendentes.
A rainha-da-noite (Hylocereus undatus) é um verdadeiro espetáculo de flor!
Floresce durante a noite, mas precisa receber muito sol durante o dia, para crescer com vigor e produzir belas flores.
Escritora, poliglota, amante da leitura e apaixonada pelo mundo vegetal.
Segue mai uma foto da rainha da noite de cor branca.
Foto dos bulbos bem vermelhos, acredito que contenham sementes, não abri nenhum ainda.
É comestível???
Grato!
Boa tarde!
Tenho algumas rainhas da noite de cor branca, a flôr abre de cor branca, murcha e em se lugar sai um bulbo bem vermelho, faz uns 14 anos que a tenho e é a primeira vez que isso ocorre, antes apenas murchava caía e pronto, nunca saiu este bulbo.
Gostaria de saber; é comestível como a Pitaia?
Desde já agradeço, abraço!