Cicas
Cicas são plantas anciãs com mais de 230 milhões de anos. Elas são conhecidas como fósseis vivos, pois podemos encontrá-las vivas junto a seus fósseis. As mais conhecidas são a Cyca revoluta e a Cyca circinalis, que juntamente com o Ginkgo Biloba, constituem as duas famílias de plantas mais antigas que conhecemos.
Mundialmente empregadas no paisagismo, a Cica revoluta é a mais famosa, também considerada uma planta mística, conhecida como palma benta. Ela é amplamente utilizada no Domingo de Ramos para ser benzida e servir como proteção contra temporais e raios. São originárias das ilhas Japonesas Okinawa e Ryukyuki.

Folhas e estróbilo masculino de Cycas revoluta
A cica se parece com uma palmeira, pois suas folhas são longas, rígidas e brilhantes, compostas por folíolos pontiagudos. A planta tem crescimento bem lento, o que a torna muito valorizada no mercado. Ela se multiplica pelas sementes formadas no ápice e, principalmente, pelas brotações laterais que surgem na planta adulta. Vai bem como planta isolada e em conjuntos, no jardim ou em vasos.
Devemos ter o cuidado de cultivá-la a pleno sol ou a meia-sombra, em terra de jardim enriquecida com composto orgânico e areia, formando uma mistura leve e permeável.
A Cica revoluta é menor e mais comercializada que a Cica circinalis, conhecida como palmeira samambaia. As duas são muito bonitas e têm efeito de destaque nos projetos de paisagismo. É interessante o quanto elas são apreciadas pelo público masculino.
Em jardins de entrada, oferecem imponência e refinamento, podendo ser o centro de interesse. Em áreas de lazer, valorizam muito os projetos, tanto plantadas individualmente, quanto em grupos. Em vasos, são fáceis de cuidar e extremamente resistentes, desde que se use o tamanho e a forma adequados.
São plantas versáteis quanto ao uso em projetos, pois ficam bem, tanto nos jardins mais contemporâneos, em decorrência da sua forma definida, quanto nos jardins que nos induzem a um resgate do tempo.








Que show! Temos uma aqui no jardim de casa e não sabiamos o nome.
Obrigada pela explicação! :)
Ah, Mariana,
Você merece, fico contente em saber que descobriu o nome.
Abraços
Ai vai a semente da cica. Eu pu-la ao sol p secar por isso ficou cm essa cor escura
Tenho uma palmeira , q é da família da cica. Ela é longa e da uma semente igual a essa da imagem, tipo espiral. Eu gostaria de reproduzi-la e queria orientações p fazer germinar a semente.
Ela é mto bonita e tem uma altura considerável de mais ou menos 5/6 metros. Nunca fica feia.
Esta cultivada num canteiro e em pleno sol. As folhas são viçosas de um verde brilhante.
Adoro ela. Foi adquirida na República Democrática do Congo. A semente dá mais ou menos 2 x por ano.
Agradečo resposta. Mto obrig
Olá Elizabeth,
Deve pô-las a germinar em um substrato úmido, depois de retirar a casca que as envolve, preferencialmente em local quente, sem enterra-las, apenas apoiadas sobre essa camada orgânica. Em aproximadamente 8 a 12 semanas germinarão.
Abraços
Tenho duas palmeiras no meu jardim. Descobri agora que uma é masculina e outra feminina. Na feminina pela primeira vez saíram as sementes. Umas maiores (tamanho de uma bola de ping pong) e outras menores (tamanho de uma bola de gude). Como eu faço para usar essas sementes para novas mudas. Devo usar só as maiores? Estava esperando que as pequenas crescessem mas percebo que elas não mudam de tamanho e estão secando.
Boa tarde Elizabeth,
Pela foto não consigo identificar a espécie de palmeira. Somente sabendo o nome poderia recomendar um modo de germinação. Essa Família é muito extensa e com dessemelhantes modos reprodutivos. Se puder nos envie o nome dela para lhe recomendar sua reprodução.
Abraços
Para que serve esse “abacaxi” que nasce uma vez por ano e tem um odor muito forte? Posso removê-lo sem danos à planta?
Ele é o órgão reprodutor masculino, Simone, e contem estróbilos portadores de pólen. Pode cortá-lo, mas se tiver uma planta feminina perto, ela fornecerá os óvulos para a fecundação.
Abraços