Jardim perfumado
Muito mais que admirado e contemplado, um belo jardim deve transmitir muitas sensações. O jardim deve ser tocado, ouvido, degustado e, principalmente, cheirado. Normalmente, as grandes responsáveis pelos agradáveis aromas de um jardim, são as flores.
É preciso conhecer um pouco sobre as plantas, para que as espécies sejam usadas de maneira a oferecer prazer ao olfato, sem excessos que possam se tornar um incômodo para os que ali frequentam. Algumas combinações funcionam, outras podem enjoar.
Gostar do perfume das flores é um prazer universal. Cultivar plantas cheirosas exige o conhecimento do gosto pessoal, é como o perfume que se usa no dia a dia. O gosto pelas fragrâncias varia muito.
Em jardins pequenos, o ideal é usar apenas uma planta com perfume mais acentuado. Nos jardins maiores, pode-se usar mais de uma espécie, desde que os ambientes tenham uma certa distância um do outro. A época da florada deve ser considerada, pois podem é possível programar diversos aromas durante o ano.
Às vezes, relacionamos o jardim de aromas com os jardins mais clássicos, mas, em tese, todo estilo pode receber uma planta com aroma agradável. O aroma está relacionado com resgate, com memória, e é interessante fazer uma pesquisa com o cliente para colocar esta sensação no jardim.
São perfumes da infância, de algum momento importante, do entardecer, da manhã úmida; na verdade, eles fazem parte da história de cada pessoa.
Nos jardins sensoriais, por exemplo, desenvolvidos para deficientes visuais, os aromas são muito explorados, assim como o tato, a audição e o paladar. A emoção que pode ser transmitida foge do comum.
São muitas as plantas utilizadas com este fim. As mais procuradas são os jasmins, inclusive as trepadeiras, como o jasmim de Madagascar, o jasmim dos Açores, o jasmim rio e o jasmim dos poetas. Plantas como o manacá da serra, lavanda, viburno, lírios, roseiras e vários tipos de orquídeas, também têm grande demanda.
Algumas plantas sem flores vistosas podem ser perfumadas. É o caso de ervas, como a mirra, o alecrim, a sálvia, entre tantas outras. A tuia maçã e a tuia limão também possuem aromas muito agradáveis, que são exalados por suas folhas.
Um jardim com aromas é completo, ele cria memórias que duram décadas e nos fazem reviver bons momentos.
Formada em Engenharia agronômica, pela Escola de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ-USP e em Direito, pela Instituição Toledo de Ensino.
Tem pós graduação em Gestão Ambiental, pela ESALQ-USP e em Técnicas de Treinamento em Engenharia Agrícola, pela Sociedade Agrícola Alemã.
Desenvolve projetos de paisagismo, tendo experiência como proprietária da empresa Estado de Sítio Paisagismo, como professora universitária da disciplina e na direção de Horto Florestal , além de atividades de extensão na área ambiental e como colunista do tema.