Sensor facilita o cultivo de plantas
Quer praticidade e eficiência no cultivo das plantas? Há dois sensores high techs no mercado que podem te levar a isso, basta acessar a internet e ter alguns aplicativos em seu smartphone.
Saiba um pouco sobre estas novidades:
– Koubachi (foto) – após informar a espécie da planta ao sensor, ele faz a análise de umidade de solo, de temperatura e de intensidade da luz no ambiente. Por fim, cruza informações de acordo com as necessidades dela. O aparelho envia notificações ao smartphone, por meio do aplicativo (disponível, apenas, na Apple Store), caso ela precise de mais água ou de uma mudança de espaço;
– EasyBloom – após colocado no ambiente em que se deseja cultivar algum tipo de planta, o aparelho dá “conselhos” sobre as espécies que se adequam ao local – dentro ou fora de casa –, de acordo com a incidência de luz, a temperatura e a drenagem de água. Por conseguinte, o sensor é conectado ao computador, no site do EasyBloom, por meio de uma entrada USB. O equipamento possui um banco de dados com mais de seis mil plantas e, ao indicar-lhe alguma, ele oferece dicas para cuidar delas.
Ainda que essa tecnologia facilite e otimize o cultivo das plantas, ficam no ar algumas questões. Precisamos, realmente, disso? Há séculos a sociedade cuida dos seus jardins e vasos como sempre fez. Será que não estamos robotizando e mecanizando nossas relações com a natureza?
Qual a sua opinião sobre isso? Deixe seu comentário!
Isabela Meleiro é jornalista, redatora, fotógrafa e revisora.