Allocasuarina torulosa
casuarina-torulosa, carvalho-australiano-vermelho
Antigamente chamada Casuarina torulosa, cresce naturalmente em florestas úmidas e margens de rios, geralmente em solos pobres e pedregosos, mas bem drenados, sendo menor do que a C. equisetifolia e com cones mais pequenos. Sua copa é colunar e estreita, bastante elegante e com ramos finos pendentes. As folhas verdadeiras são reduzidas, em forma de pequenas escamas dispostas em nós ao longo dos ramos, o que parece “folha”: na verdade são ramos articulados (cladódios) verdes que fazem a fotossíntese. O fruto é cilíndrico a ovalado, duro, lembrando mini-pinheirinhos. A casca é rugosa, de coloração marrom a acinzentada e as raízes profundas são capazes de buscar água no subsolo. A árvore ajuda na fixação de nitrogênio, melhorando solos pobres, atrai aves que se alimentam das sementes e é tolerante a ventos fortes, solos ácidos e períodos de seca, embora prefira boa umidade no solo, sendo muito usada como quebra-vento em plantações. O crescimento é relativamente rápido em solos adequados e a manutenção é praticamente nula.
A espécie é dioica, isto é, existem indivíduos masculinos e femininos separados. As flores masculinas formam espigas cilíndricas e as femininas ficam agrupadas em pequenos cones que, após a polinização, endurecem e produzem sementes.
No paisagismo pode ser pensada em para parques, praças e grandes jardins, principalmente pela silhueta elegante e sombreamento leve e também na estabilização de encostas, recuperação de áreas degradadas e solos erodidos.
A Allocasuarina torulosa carrega lendas ligadas ao vento e ao som melancólico, ao fogo e ao mundo espiritual, sendo considerada uma árvore misteriosa, de ligação entre mundos.
A reprodução é feita através das sementes que se formam somente nas flores femininas, germinando geralmente em 2 a 4 semanas.

Agnieszka Kwiecień, Nova, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
O Viveiro Ciprest talvez venda mudas: CIPREST – VIVEIRO DE MUDAS DE PLANTAS – (19) 3451-5824 – (19) 99601-7665 – WhatsApp: (19) 99144-7580 – E-mail: ciprest@terra.com.br
- Sinônimos estrangeiros: forest oak, rose she-oak, scrub she-oak, rose oak, (em inglês); casuarina roja, roble del bosque australiano, (em espanhol); casuarina rouge, chêne de forêt australien, (em francês); australische wald-eiche, she-oak, (em alemão); casuarina rossa, quercia forestale australiana, (em italiano);
- Família: Casuarinaceae;
- Características: árvore perenifólia.
- Porte: 15 a 20 metros de altura no habitat natural, cultivada pode ficar menor, com 5 a 10 metros;
- Fenologia: de agosto a janeiro;
- Cor da flor: avermelhada a marrom nas masculinas e avermelhada nas femininas;
- Cor do fruto: castanho a marrom-escuro;
- Cor da folhagem: verde médio;
- Origem: leste da Austrália, em Queensland e Nova Gales do Sul;
- Clima: subtropical a tropical úmido, suporta geadas leves;
- Luminosidade: pleno sol.







