Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Annona muricata

graviola, jaca-do-pará, fruta-pinha grande
Da mesma família que o araticum, a fruta-do-conde e a cherimóia, tem copa arredondada e densa, sustentada por um tronco curto e ramificado, com casca lisa ou levemente fissurada. As folhas são simples, alternas e coriáceas, medindo entre 10 a 18 centímetros e as flores solitárias e axilares apresentam três pétalas grossas e cerosas, exalando um perfume adocicado. O fruto é uma baga grande, oval, com casca verde e espinhos moles, medindo de 15 a 30 centímetros de comprimento e pesando mais ou menos 4 kg, a polpa branca e fibrosa, é muito aromática e levemente ácida, com um sabor que lembra uma mistura de morango, abacaxi e limão, com notas cremosas, por isso é amplamente usada em sucos, sorvetes, doces, vitaminas, mousses e tortas.
 
Apesar de pouco usada em projetos paisagísticos, pode ter valor em jardins tropicais e no paisagismo agroflorestal em regiões quentes do Norte, Nordeste e Sudeste, graças à sua copa densa e aparência. Atualmente é cultivada em muitos lugares do mundo, como Colômbia, Venezuela, Peru, Caribe e América Central, África Ocidental e o Sudeste Asiático, em Filipinas, Indonésia e Tailândia.
 
Em várias culturas afro-caribenhas, as folhas são queimadas como incenso purificador e em rituais amazônicos, a infusão das folhas é usada para acalmar o espírito e trazer sonhos serenos.
 
A reprodução por sementes é o método natural e mais comum de propagação, retirando-as das frutas maduras e lavando-as bem para remover a polpa, elas devem ser deixadas secar à sombra por 1 ou 2 dias e, em seguida,  plantadas a 2 ou 3 centímetros de profundidade em saquinhos com substrato fértil e bem drenado (terra + areia + composto orgânico). A germinação ocorre em 15 a 30 dias, dependendo da temperatura (ideal: 25–30 °C).

Muhammad Mahdi Karim, GFDL 1.2, via Wikimedia Commons

 
O viveiro Colecionando Frutas vende mudas: CATÁLOGO DE MUDAS DISPONÍVEIS PARA VENDA – hnjosue1980@gmail.com – Whatsapp (15) 99682 6721
 
  • Sinônimos estrangeirosguanábana, soursop, (em inglês); guanábana, anona de montaña, fruta del paraíso, catuche, zapote agrio, (em espanhol); corossol, corossol épineux, corossolier, (em francês); stachelannone, (em alemão); annona spinescente, (em italiano); zure zak, (em holandês); guyabano, (nas Filipinas); sirsak, (na Indonésia e Malásia); thurian noi, (em tailandês); mãng cầu xêm, (em Vietnã); laxman phal, hanuman phal, (na Índia);
  • Família: Annonaceae;
  • Características: árvore frutífera, perene;
  • Porte: entre 4 e 10 metros de altura;
  • Fenologia: várias vezes ao ano, o pico vai de setembro a novembro e a frutificação geralmente de dezembro a abril;
  • Cor da flor: amarelada;
  • Cor da folhagem: verde escuro e brilhante na face superior;
  • Origem: sul do México até o norte do Brasil, incluindo várias ilhas do Caribe;
  • Clima: tropical e subtropical úmido. Sensível ao frio;
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *