Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Babiana stricta

flor-de-veludo, flor-de-babuíno, gladíolo-babiana

É uma planta perene, mas tem um ciclo de dormência. Durante a primavera, ela cresce e floresce e no outono, entra em dormência, suas folhas secam, e os cormos permanecem no solo, na próxima estação favorável, brota novamente. Essas folhas são estreitas, alongadas e com uma textura levemente áspera, parecendo cintilantes sob a luz do sol. Durante o período de crescimento, elas se formam em grupos e podem alcançar até 30 centímetros de altura.

Consultaplantas, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Ela pode viver por vários anos se for bem cuidada e replantada periodicamente. Se o inverno for muito rigoroso, pode ser necessário retirar os cormos do solo e armazená-los até o replantio no outono. Pode ser usada como uma planta de acentuação para complementar outras plantas, criando contraste com vegetações mais altas ou folhagens de tons mais neutros. Sua resistência à seca a torna uma ótima escolha para jardins xerófitos ou mediterrâneos, especialmente em regiões onde a água é limitada ou no final do verão. Como tem um sistema radicular relativamente compacto, ela pode ser cultivada em vasos ou jardins verticais, dando um toque colorido a varandas ou terraços. Suas flores são um ótimo atrativo para abelhas, beija-flores e outros polinizadores, ajudando a criar um ambiente mais vibrante e saudável.

Consultaplantas, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O nome Babiana vem do fato de que babuínos na África do Sul gostam de comer os cormos dessa planta. Suas flores têm um aroma agradável, sendo usadas em jardins para atrair polinizadores. É uma planta popular em jardins mediterrâneos e rochosos devido à sua resistência à seca. Em muitas culturas africanas, as flores como a Babiana são vistas como um presente dos deuses para a humanidade. Uma lenda comum afirma que, no começo dos tempos, o Criador deu às plantas e flores uma habilidade mágica de florescer para representar a beleza, a prosperidade e as bênçãos da terra. Diz-se que as flores de cores vivas, como a Babiana, são mensageiras da boa sorte e do equilíbrio entre os mundos espiritual e material. Os cormos são estruturas subterrâneas semelhantes a bulbos e podem ser divididos para criar novas plantas. Após a floração, quando a planta entra em dormência geralmente no início do outono, você pode desenterrar esses cormos e ser separados em partes, cada uma contendo um “olho” ou broto. Cada seção pode ser plantada separadamente em solo bem drenado.

Andrew massyn, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

  • Sinônimos estrangeiros: babiana flower, (em inglês); babiana, (em africâner); ibhabiana, (em zulu); babiana, (em espanhol); babiana, (em francês); babiana, (em italiano); kapkrokus, (em alemão); babiana, (em holandês);
  • Família: Iridaceae;
  • Características: herbácea perene;
  • Porte: 15 a 30 centímetros de altura;
  • Fenologia: primavera;
  • Cor da flor: azul, roxa, rosa ou branca;
  • Cor da folhagem: verde claro a verde-escuro, com um tom geralmente mais intenso nas partes mais jovens da planta;
  • Origem: África do Sul, especificamente na região de Cabo Ocidental (Western Cape);
  • Clima: subtropical, com temperaturas amenas no inverno e verões quentes, mas sem geadas fortes;
  • Luminosidade: sol pleno, com pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *