Bauhinia purpurea
bauhinia roxa, pata-de-vaca-roxa, árvore-orquídea
Sua copa é arredondada, ampla, mas não muito densa, proporcionando sombra moderada. As folhas são bilobadas, lembrando o formato de um casco de vaca (daí o nome popular), e caem parcialmente em algumas regiões durante o inverno. A principal característica da pata-de-vaca são suas flores grandes, vibrantes e perfumadas, que se assemelham a orquídeas. As folhas jovens e as flores são comestíveis e utilizadas em algumas culinárias como tempero ou ingrediente em saladas.

PEAK99, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons
A Bauhinia purpurea é amplamente utilizada como árvore ornamental, em jardins residenciais e públicos, sua floração vistosa é ideal para criar destaque visual. Como árvore de rua, tem porte moderado e raízes não agressivas, tornando-a adequada para espaços urbanos.
As folhas e a casca são utilizadas tradicionalmente no tratamento de diabetes, devido a compostos que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue.

Judgefloro, CC0, via Wikimedia Commons
O gênero Bauhinia foi nomeado em homenagem aos irmãos Johan Bauhin (1541 – 1613) e Kaspar Bauhin (1560 – 1624), médicos e botânicos suíços. Em Hong Kong é considerada um símbolo da cidade e está estampada em sua bandeira.
A propagação é feita por sementes, que germinam com facilidade, especialmente se deixadas de molho por 24 horas antes do plantio.

Dinesh Valke from Thane, India, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
- Sinônimos estrangeiros: árbol orquídea púrpura, árbol de la mariposa, (em espanhol); orchid tree, purple bauhinia, camel’s foot, butterfly tree, hawaiian orchid tree, (em inglês); purpur-orchideenbaum, (em alemão); arbre orchidée pourpre, (em francês); kachnar, mandarai, (na Índia); zǐhuā yángtíjiǎ, (em chinês); chongkho, (na Tailândia);
- Família: Fabaceae;
- Características: árvore caducifólia;
- Porte: entre 5 e 8 metros de altura;
- Fenologia: inverno e inicio da primavera, nos meses de julho/agosto estendendo-se até outubro/novembro;
- Cor da flor: rosa, lilás ou roxa;
- Cor da folhagem: verde brilhante;
- Origem: Índia, China, (em Guangdong e Yunnan), Mianmar, Tailândia, Bangladesh, Malásia, Vietnã e Sri Lanka;
- Clima: tropical/subtropical, não suporta geadas;
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.