Begonia masoniana
begônia-cruz-de-ferro
Uma planta que se destaca por suas folhas grandes e marcantes, com um padrão único em forma de cruz de cor marrom-escuro em seu centro. Essa característica peculiar a tornou uma das begônias mais populares entre colecionadores e amantes de plantas em todo o mundo. Embora as flores sejam pequenas e discretas, elas adicionam um toque de delicadeza à planta, surgindo em pequenas inflorescências. Pode ser usada para decorar varandas e sacadas, adicionando um toque de verde a esses espaços. Em jardins de sombra, é uma excelente opção, podendo ser plantada em grupos para criar um efeito visual mais impactante. Também pode ser usada em jardins verticais, agregando textura e cor a paredes e muros.

Magdalia25 via Wikimedia Commons
O excesso de umidade pode favorecer o desenvolvimento de doenças fúngicas, como o oídio. É importante garantir uma boa ventilação e evitar molhar as folhas ao regar.
É conveniente ressaltar que é tóxica para animais de estimação como cães e gatos. Ao cultivar essa planta em ambientes com animais, é fundamental mantê-la fora do alcance deles.

Agnieszka Kwiecień, Nova via Wikimedia Commons
O nome da espécie homenageia L. Maurice Mason, horticultor amador e colecionador de plantas inglês, que a trouxe de Cingapura para a Inglaterra em 1952 e deu a ela o nome comum de cruz de ferro.
Pode ser propagada por divisão do rizoma ou por estacas de folha. A propagação por estacas de folha é um método simples e eficaz, geralmente resultando em novas plantas com as mesmas características da planta-mãe.

Daderot via Wikimedia Commons
- Sinônimos estrangeiros: iron cross begonia, (em inglês); begonia croce di ferro, (em italiano); bégonia croix de fer, (em francês); begonia cruz de hierro, (em espanhol); eisenkreuz-bignonie, (em alemão); tetsujū begonia, (em japonês); tiě zì qiū hǎi táng, (em chinês);
- Família: Begoniaceae;
- Características: planta perene, herbácea, rizomatosa;
- Porte: 20 a 40 centímetros de altura;
- Fenologia: verão;
- Cor da flor: branca ou rosada;
- Cor da folhagem: verde clara cobertas de pelos avermelhados, com nervos amarronzados;
- Origem: sul da China e norte do Vietnã;
- Clima: tropical/subtropical, com temperaturas entre 18°C e 25°C;
- Luminosidade: meia sombra, sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.