Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Betula papyrifera

bétula-branca, bétula-de-papel

Foto de Raita Futo from Tokyo, Japan, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

É uma árvore de vida curta, nativa do norte da América do Norte. A bétula deve seu nome popular à fina casca de um branco muito brilhante, que muitas vezes descasca do tronco em camadas semelhantes a papel. É frequentemente uma das primeiras espécies a colonizar uma área queimada nas latitudes norte. Os usos comerciais da madeira da bétula são a lenha e a madeira para celulose.

Foto de Plant Image Library, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Suas folhas são duplamente serrilhadas com dentes afiados. Nas florestas, muitas vezes cresce com um único tronco, mas quando cultivada nos jardins, pode desenvolver vários troncos ou ramos próximos ao solo. Nas árvores mais velhas, a casca é branca, geralmente brilhante, descamando em finas faixas horizontais para revelar uma casca interna rosada ou salmão. Muitas vezes apresenta pequenas marcas pretas e cicatrizes. Em indivíduos com menos de cinco anos, a casca apresenta uma cor marrom-avermelhada com lenticelas brancas.

Foto de Laval University , CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Devido à sua casca excepcionalmente branca e original, além da folhagem atraente, pode ser pensada como uma árvore ornamental em parques e jardins, nas regiões serranas do sul do Brasil.

As bétulas-brancas produzem sementes pequenas e aladas que são dispersas pelo vento. Para propagar por sementes, podem ser coletadas quando estiverem maduras e plantá-las em um substrato adequado. As sementes geralmente requerem um período de estratificação a frio antes de germinarem, o que simula as condições de inverno necessárias para a germinação.

  • Sinônimos estrangeiros:  paper birch, canoe birch,(em inglês); abedul papirífero, abedul de papel, (em espanhol);  bouleau à papier, (em francês); papier-birke, (em alemão); betulla bianca, (em italiano); bereza bumazhnaya, (em russo).
  • Família: Betulaceae.
  • Características: árvore caducifólia.
  • Porte: 18 a 25 metros de altura, ocasionalmente atingindo até 40 metros.
  • Fenologia: primavera.
  • Cor da flor: verde-amarelada.
  • Cor da folhagem: verde-escura e amarelo brilhante e vibrante no outono antes de cair.
  • Origem: Alasca, Canadá e norte dos EUA.
  • Clima: temperado.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange