Cephalocereus senilis
cacto-cabeça-de-velho
Possui corpo cilíndrico coberto por pelos finos que funcionam como proteção contra o sol e predadores. Sob esses “cabelos”, que ajudam a proteger o cacto contra o sol intenso e também a reter umidade no ambiente árido, o cacto tem espinhos amarelos ou amarronzados que podem ser mais visíveis em plantas jovens. É uma planta extremamente longeva, podendo viver mais de 100 anos em condições ideais.

Raul654
O Cephalocereus senilis é perfeito para jardins de inspiração desértica, combinando bem com outras plantas suculentas e cactos, como agaves, euforbias e opúntias. Pode ser complementado com pedras, cascalhos e areia para criar um ambiente que remeta ao seu habitat natural. Também funciona bem em vasos grandes e altos, valorizando sua altura e formato, sendo ideal para varandas e pátios. Plantado em grupos de três ou mais, pode criar um efeito visual poderoso, simulando mini “florestas” de cactos.

Frank Vincentz
Em algumas tradições populares, especialmente no México rural, o cacto é visto como uma planta que conecta o presente aos ancestrais. Seus “cabelos brancos” são interpretados como um lembrete das gerações passadas, e é comum que seja cultivado em memoriais ou como parte de oferendas em datas como o Día de los Muertos (Dia dos Mortos).
A reprodução é feita através das sementes, este é o método mais eficiente e natural, mas também o mais lento.

Chris English
- Sinônimos estrangeiros: old man cactus, old man of Mexico, (em inglês); cactus cabeza de viejo, (em espanhol); cactus vieillard, tête de vieillard, (em francês); cactus vecchio, vecchio del messico, (em italiano); greisenkaktus, alter-mann-kaktu, (em alemão); oude mannetjes cactus, (em holandês); Ōrudo man kakutasu, (em japonês); lǎorén xiānrénzhǎng, (em chinês); kaktus starik, (em russo);
- Família: Cactaceae;
- Características: planta xerófita;
- Porte: 5 a 12 metros de altura, mas não ultrapassa 1,50 a 2 metros em vasos;
- Fenologia: verão ou no início do outono, mas apenas em plantas adultas, elas se abrem à noite, sendo polinizadas por morcegos e mariposas;
- Cor da flor: vermelha;
- Cor do cactos: os “cabelos” são brancos ou acinzentados;
- Origem: Hidalgo, Guanajuato e Veracruz, no centro do México;
- Clima: árido/semiárido, tropical;
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.