Citrus reticulata
mexerica, tangerina, tangerineira, laranja-mimosa, fuxiqueira, poncã, laranja-cravo, bergamota
Com copa arredondada e densa, seus ramos são finos e flexíveis, as folhas simples e coriáceas são brilhantes e aromáticas. As flores pequenas, estão reunidas em inflorescências e o fruto é uma baga arredondada, de casca fina e solta, de fácil descasque, com polpa suculenta, doce ou levemente ácida.
Pode ser cultivada em vasos grandes, com 50 a 100 litros de capacidade, em varandas, pátios e entradas de casas e também pode ser usada em jardins mediterrâneos e tropicais, dando aspecto acolhedor e rústico. Por ter porte baixo, gera sombra leve para bancos, espaços de descanso e cantinhos de contemplação.

Salicyna, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de tangerina, principalmente no estado de São Paulo. Algumas variedades praticamente não têm sementes, resultado de seleções e hibridações.
Na China, a tangerina simboliza prosperidade e sorte, sendo oferecida no Ano-Novo Lunar, porque o nome em chinês (jú, 橘) soa parecido com a palavra para “sorte” (jí, 吉) e no Feng Shui, é associada à abundância e energia positiva. Em lendas rurais do sul da China, a tangerineira era plantada próxima às casas para atrair fartura às colheitas e proteger contra inveja.
A reprodução é feita por enxertia, fazendo-se a união de uma borbulha ou garfo da variedade desejada (ex.: poncã, murcote) sobre um porta-enxerto resistente, que pode ser de limoeiro-cravo (Citrus limonia) ou de trifoliata (Poncirus trifoliata). O método garante uma uniformidade genética e reduz o tempo para frutificação em 2 a 3 anos, além de aumentar a resistência a pragas/doenças, adaptando-se a diferentes solos.

Renardo la vulpo, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
O Viveiro Tamafe produz e vende mudas: Viveiros de Mudas | Viveiro Tamafe | Serra do Ramalho – comercial@viveirotamafe.com.br – Comercial l Taís Macedo (77) 9 9966-2554. Também a Gardencitrus: https://www. gardencitrus.com.br/muda-de- tangerinas-enxertadas – (47) 99648-3574 – contato@gardencitrus.com.br
- Sinônimos estrangeiros: mandarin, mandarin orange, tangerine, (em inglês); mandarina, (em espanhol); mandarine, clémentine, (em francês); mandarine, (em alemão); mandarino, (em italiano); júzi, (em chinês); mikan, (em japonês); mandarijn, (em holandês); yūsufī, (em árabe); santra, (na Índia); jeruk keprok, jeruk mandarin, (na Indonésia); quýt, (em Vietnã);
- Família: Rutaceae;
- Características: arbusto ou pequena árvore, perene;
- Porte: 2 a 4 m de altura;
- Fenologia: com maior intensidade na primavera, a frutificação ocorre no final da primavera, no verão e no início do outono;
- Cor da flor: branca, muito perfumada;
- Cor do fruto: alaranjado.
- Cor da folhagem: verde-escura;
- Origem: sul da China, Vietnã e Índia;
- Clima: subtropical/tropical, com inverno seco e verão úmido. Suporta frio leve, mas não geadas fortes;
- Luminosidade: sol pleno, no mínimo 6 horas por dia.







