Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Colocação de terra sobre o gramado

A colocação de Terra sobre o gramado é uma prática feita de norte a sul do Brasil; sendo que em cada região usa-se diferentes nomes para a terra, como Terra vegetal, Terra Preta, Terra , Terra Boa, Terra adubada, etc.. A alegação dos executores do serviço é de que, melhora o gramado, aduba o gramado, protege a grama do frio, etc.

Areia é uma opção correta para cobrir o gramado

O serviço de colocação de Terra sobre o gramado é uma prática condenável, não ajudando em nada a melhoria da grama e ainda prejudicando o crescimento e desenvolvimento da grama.

As características das terras utilizadas são normalmente com coloração marrom escura a preta, bastante argilosa, e sem problemas de ervas daninhas (retirada normalmente do sub-solo).

Ao cobrir um gramado com terra vegetal induz a grama a tentar vencer esta cobertura para conseguir sobreviver e voltar a fazer fotossíntese.

A utilização de terra, para coberturas da grama, não é uma prática recomendada

A terra vegetal não nivela o gramado como alguns profissionais dizem; a terra por ser argilosa, molda novamente na depressão fazendo com que com o pisoteio ou com o impacto da gota de água da chuva ou da irrigação a depressão volte a aparecer.

A terra vegetal não nutre a raíz da grama que está normalmente a 20Cm de profundidade; isto porque em solos argilosos não há liberação de nutrientes para a as camadas mais profundas (20Cm); onde estão as raízes.

A terra escura não é indicativo de que existem nutrientes e normalmente quando fazemos uma análise da terra ela é acida com alto teor de alumínio e baixa quantidade de nutrientes como fósforo e potássio.

Alem de não ajudar a grama o serviço gasta mão de obra considerável para ser feito, faz-se uma “sujeira” na área, sem benefício nenhum para o proprietário.

Portanto quando a grama necessitar de nivelamento podemos colocar areia; desde que estas irregularidades não ultrapassem 1Cm.

Temos que evitar a colocação de terra sobre o gramado a fim de evitar que este serviço continue a ser feito, piorando assim a situação da grama em médio prazo.

O objetivo deste artigo é alertar sobre algumas práticas errôneas que são feitas por pessoas e profissionais que trabalham na manutenção do gramado. Nos outros artigos iremos discutir e orientar cada uma destas práticas.

Texto de: Haroldo Sampaio. Eng. Agrônomo/Professor.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

542 Comments

  1. Como nivelar um jardim de 30m2 e acabar com a Tiririca?

    • Sueidi,

      Para nivelar o gramado, faça coberturas com 1 ou 2 centímetros, de espessura, de areia lavada, a cada 15 dias, sempre em épocas onde as temperaturas não sejam muito baixas.

      Para combater a tiririca use o herbicida Sempra.

      Abraços

  2. Segui indicações do meu mestre de obras e deixei que cobrissem a grama nova com terra. Ela acabou ficando soterrada… estou tirando o excesso e gostaria de saber se isso pode ajudar a recuperá-la…

    • Camilo,

      Essas indicações estavam totalmente erradas. Na medida do possível retire essa terra e na primavera cubra o gramado com 80% de areia média lavada e 20% de um bom substrato; recomendo o Forth Condicionador Gramados.

      Seu gramado irá se recompor.

      Abraços

  3. Bom dia Raul,

    Tenho uma escola de futebol aqui em São Luís-Ma, meu campo é society e com grama natural e estou sofrendo com um desgaste ocasionado pelas chuvas que são mais intensas nesse período.
    Pensei em colocar terra preta, mas qual seria a solução ideal para que o campo fique nivelado evitando poças que desgastam mais o campo?

    • Bom dia Simão,

      Para acabar com essas poças de água e conseguir um nivelamento ideal, basta fazer coberturas de areia média lavada com 1 a 2 centímetros de espessura. Elas devem ser repetidas a cada 15 dias. Tome cuidado nos meses de agosto a novembro, época em que chove menos e precisa de irrigações diárias.

      Abraços

  4. Boa noite, tenho um lote com bastante mato, quero saber se eu jogar terra por cima ao invés de capinar o mato morre

    • Bom dia Dalila,

      O fato de cobrir com terra pode até estimular a brotação de mais ervas daninhas no seu terreno.

      Recomendo o uso de herbicidas, como o Kapina Plus, que combate um número maior de plantas daninhas de folhas largas.

      Abraços

  5. Bom dia, souu Eng Agr e sobre texto das tecnicas errôneas eu concordo, contudo é importante dizer, o método corretivo do desnivelamento de gramado é recortar aquela area com depressáo deslocar esta parte e preecher com solo a altura desejada novammmente, perfazendo todos as partes aos pouco corretivamente.

    • Bom dia Fabiano,

      Perfeito, agradeço sua participação!

      Abraços

  6. Sr. Raul boa tarde! Veja se pode me ajudar.

    Moro no interior de SP
    No fundo de casa tenho uma area de aproximadamente 60m² de grama.
    Nessa area, na epoca da construção de minha casa, foi tirado terra desse local, fazendo o local que ficou para o plantio da grama, ter ficado uma terra muito dura, muito mesmo.
    Foi colocado mesmo assim placas de grama esmeralda, onde foi plantado. Hoje tem 2 anos de feito isso. Minha grama pegou, mas nunca foi um gramado bonito. Aguo regularmente, mas ela tem uma cor verde meio apagada, quase puxando pro amarelo. Sem contar que esta meio desnivelado, com pontos fazendo buraco com raio de uns 4 metros…
    O que posso fazer para corrigir? Uma vez que acredito que esteja assim pelo fato da terra ser muito dura embaixo….
    Obrigado e grande abraço!!

    • Boa tarde Guilherme,

      De fato o solo muito compacto não é o melhor para seu gramado ficar bonito.

      Se fizer sucessivas coberturas de 1 ou 2 centímetros, usando 70% de areia lavada de rio e 30% de Forth Condicionador Gramados, a cada 10 ou 15 dias e cortar a grama preferencialmente pela manhã, já que nas primeiras horas do dia, a grama está de pé e o corte dá melhores resultados. Essa poda deve deixar 2/3 das folhas, suprimindo apenas 1/3.

      Tente isto, ela irá melhorar!

      Abraços

  7. Olá, boa noite! Tenho um gramado de aproximadamente 40m2 que está totalmente desnivelado. Uma semana antes de plantarmos a grama, foi aberto uma vala de aproximadamente 1 metro de profundidade, logo depois de plantarmos a grama o solo cedeu, jogamos areia onde estava desnivelado e isso só piorou o desnível do quintal. Estou considerando retirar a grama, acertar o terreno e depois replantar a grama. Acha que isso pode funcionar? Ou tem alguma recomendação? Posso pilar o gramado com o “sapinho”? Obrigada desde já.

    • Olá Karina,

      Como a área é pequena acho que vale a pena replantar essa grama.

      Retire ela com cuidado e faça uma nivelação definitiva do terreno, agregando mais areia e o Forth Condicionador gramados, em seguida plante a grama novamente e compacte ela para uma boa aderência ao solo. O sapinho é bom para esta última função.

      Abraços

  8. Meu gramado estava desnivelado, jardineiro colocou areia mas acho que mais de um centímetro, após 10 dias.elw veio e adubou com
    20x5x20, além da grama não estar desenvolvendo teve muita partes que após a adubação queimaram. O q faço?

    • Reginaldo,

      Se a grama “queimou” é porque a dosagem de fertilizantes foi exagerada. O que deve fazer agora é regar diariamente na parte da manhã para purgar essa overdose.

      Abraços

  9. Foto

  10. Fotos

  11. Segue as fotos da parte rala e parte boa com os queimado de xixi do cachorrinho.

  12. Boa tarde! Tenho um gramado esmeralda em meu terraço, aproximadamente 60m2. Parte dele aprox 1/4 está meio ralo, com as gramas bem espaçadas a da outra e aparentemente a raiz é mais rasa, sai com facilidade. O que chama atenção nesse trecho é que o crescimento é muito rápido, logo após a poda, em 5 dias as gramas já estão bem alta 5 a 8cm, mais quase não cresce novas gramas do lado das existentes. Já coloquei adubo composto e um pouco de uréia, quando coloquei, gramado cresceu mais ainda, mais continua “ralo” o que posso fazer? Uma observação nesse ponto é comum aparecer algumas paquinhas e os buraco que ela faz. Na parte boa não aparece os buracos feito pelas paquinhas. Um outro problema, tenho um cachorrinho que aprendeu a fazer xixi nesse gramado, o que é bom pois a casa não fica com cheiro ruim. Mais observo que em alguns pontos que ele faz xixi fica um círculo de aprox 8cm de diâmetro de gramado queimando, o que posso fazer para diminuir essa queima pelo xixi do cachorrinho, pensei em colocar pó de pedras calcareas para equilibrar a reaçãodo xixi que é ácido com o solo.

    • Bom dia Ricardo,

      Vamos por partes. Essas e paquinhas trabalham especialmente à
      noite, quando se alimentam das raízes do gramado. Sua presença é notada por causa dos pequenos montículos de terra que
      surgem sobre a grama. Para combate-las dissolva 250 g de sabão em pó em 5 litros de água e, com um regador, despeje o preparado diretamente nos buracos que surgem no gramado.

      A ureia acabou dando essa reação de estiolamento e pouca ramificação na grama. Prefira fazer uma cobertura de 1 centímetro com Foth Condicionador Gramados. Repita ela a cada 10 dias.

      Para diluir o xixi de seu cachorrinho regue abundantemente o local.

      Abraços

  13. como proceder para quem pretende fazer um jardim morando numa area demarcada pela faixa litorânea do nordeste? que tipo de terra é mais adequada para utilizar nesse tipo de terreno?

    • Luciano,

      Prefira usar 50% de um bom substrato junto com 50% de areia de construção, além disto adicione 250 gramas de farinha de ossos em todo o terreno.

      Abraços

  14. Saudações Raul, tudo certo?

    Tenho um gramado com quase 1m de caimento em cerca de 25m de extensão. Desses 25m, cerca dos 20m mais baixo fica bem banhado quando chove, pois o lençol freático é bem alto. Para reduzir esse efeito banhado imagino que poderia fazer uma drenagem correto? Daria pra subir com quanto de areia a fim de nivelar por cima, sem matar a grama e ter de replantar novamente?
    Obrigado! Abraços!

    • Bom dia Eduardo,

      A solução é fazer várias coberturas com 2 centímetros de espessura de areia a cada 15 ou 20 dias, aproveitando esta época de calor. A partir de abril suspenda este processo.

      Abraços

      • Obrigado, abraços!

        • Você merece, Eduardo!

          Abraços

  15. Boa tarde Raul. Primeiramente, gostaria de lhe agradecer por compartilhar seu conhecimento em seu blog. Tenho um cliente que fez um plantio de grama esmeralda em um talude de 854 m², o talude foi muito compactado, 600% não pegou e os outros 40% pegou, mas está cheio de tiririca. Consigo ajuda este cliente, otimizando os custos deste projeto? Conseguimos recuperar esta grama que foi plantada a menos de 2 meses? Segue foto.

    • Bom dia Suellem,

      Você pode recuperar em parte, mas dificilmente será um gramado verdejante. Ele foi plantado sem preparo do terreno, em termos de limpeza, escarificação, correção do pH e adubação, vejo que tampouco as placas de grama foram fixadas com estacas.

      Penso que o ideal é fazer um novo gramado, pelo menos nas partes mais prejudicadas, obedecendo todas as etapas para que vingue com sucesso.

      Abraços

Secured By miniOrange