Como usar um bambu não invasivo no paisagismo
Ouvimos sempre que os bambus são invasivos e por isso seu aproveitamento no jardim é complexo, por não dizer quase impossível e as vezes descartado como uma erva daninha qualquer. Eu sempre gostei dessas espécies. Lembro da primeira vez que os utilizei e com temor de que invadisse todo o jardim que estava projetando, fiz uma barreira de concreto subterrânea, ao longo do canteiro onde tinha planejado colocá-los, para que não alastrassem, formando corredores embaixo da superfície com seus rizomas. Isto foi há muitos anos e aconteceu por não saber sobre as diferenças destas espécies que pertencem a família das Poaceae, onde aproximadamente 1300 espécies delas habitam no mundo, distribuídas em 90 gêneros e nativas em quatro continentes, menos na Europa. Eles ocupam zonas tropicais e temperadas, crescendo em diferentes alturas sob o nível do mar, alguns desenvolvem até acima de 4.000 metros.
Os bambus oferecem a vantagem de reter dióxido de carbono, gerando oxigênio e controlando a erosão, especialmente em taludes, onde pode ser cultivado junto a outras espécies arbóreas e arbustivas que possuam diferentes profundidades nos seus sistemas radiculares, também oferecem boa opção funcionando como quebra-ventos, já que seus colmos são flexíveis, curvando-se perante as fortes correntes do ar. Alguns são altíssimos, como Dendrocalamus giganteus, que cresce nas encostas dos morros, em Mianmar, Butão, China e Tailândia e pode alcançar até 30 metros de altura, possuindo colmos enormes, com uma camada branca e cerosa quando novos. Outros são baixinhos, como o Pogonatherum pan iceum, que não passa dos 50 centímetros. Enfim, há bambus para todas as necessidades e gostos, sendo que não precisam de defensivos ou fertilizantes para crescer, requerendo muito pouca água, além do mais, por causa de sua silhueta densa são uma ótima alternativa para quem precisa de privacidade.
Mas vamos falar daqueles bambus que não são invasivos, isto se deve a que possuem raízes paquimorfas, isto é rizomas curtos que não se espalham, crescendo bem próximos um do outro, de modo confinado, prosperando apenas nos campos em que crescem. Eles são uma ótima alternativa nos pequenos jardins por não serem alastradiços.
Quais são as vantagens destes bambus?
- Tem um sistema radicular não invasivo;
- São de crescimento rápido;
- Oferecem proteção contra o vento, formam barreiras acústicas e brindam privacidade;
- São resistente à estiagem;
- Se desenvolvem em vários padrões e tonalidades, atraentes e interessantes;
- Ocasionam uma alternativa para a erosão do solo;
- No verão diminuem a temperatura ambiente;
- Purificam o ar de forma intensa em comparação com outras plantas.
A seguir alguns que podem ser adquiridos em viveiros que cultivam plantas ornamentais:
- Bambusa multiplex “Elegans” bambu-folha-de-samambaia;
- Bambusa textilis gracilis – bambusa-gracilis;
- Bambusa vulgaris vittata – bambu-brasil;
- Bambusa ventricosa – buddha’s belly;
- Fargesia jiuzhaigou “Red panda” – bambu-panda-vermelho.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Olá! Pretendo fazer um canteiro na calçada encostado no muro. Minha idéia seria colocar alguns bambus no fundo deste canteiro, para serem mais altos, e deopis colocar outras plantas mais baixas na frente. a largura total do meu canteiro pode chegar a 70cm. Voce indicaria algum que poderia se dar bem num espaço pequeno e que poderia estar tao perto de outras plantas?
Agradeço desde ja! Parabens pelo site!
Olá Cristiane,
Indico o bambu-metake (Pseudosasa japonica) e como forração o singônio (Syngonium angustatum).
Abraços
Maravilhada com a a qualidade do conteúdo. Muitissímo obrigada!
Obrigado pelo comentário, Thatiane!
Abraços
Achei suas dicas maravilhosas.
Eu bostaria de saber qual a espécie de bambu para ser plantado no muro de trás sendo que o mesmo encostará no muro e ficará com 0.20 cm da piscina.
Débora,
Aconselharia o bambu-metake, Pseudosasa japonica. Ele é alastradiço, mas se for plantado em um canteiro estreito não tem como espalhar-se e forma uma massa densa.
Abraços
Ola bom dia, e o bambu nwgro? Para jardim?
Boa noite Hélio,
Ele é invasivo. Para saber mais visite este mesmo blog clicando em: http://www.jardimcor.com/catalogo-de-especies/phyllostachys-nigra/
Abraços
Grande Raul tudo tranquilo? Espero que sim. Você indica algum vendedor de mudas que faça entrega em Piraquara -PR?
Olá Francisco,
Eu acho que a https://www.ebiobambu.com.br/mudas poderá lhe fornecer mudas.
Abraços
Sr Raul Canovas, boa noite! Adorei o artigo, obrigada por compartilhar seu conhecimento. Li que o Sr indicou para uma leitora o Bambu Metaque, ele é invasivo? Adorei as fotos de bambu que o Sr colocou. Poderia dizer quais são esses bambus? Desde já muitíssimo obrigada.
Olá Deborah,
Sim, o bambu metake é alastradiço. As imagens mostram vários bambus, sem especificação.
Abraços
Raul Canovas. boa noite! qual a especie que ficaria bem em jardineiras? 1,00x 0,30×30 ( são pequenas), tamanho do torrão; desenvolveriam em altura quanto cm? o cliente que plantas com altura para privacidade em varanda.
Bom dia Marli,
O bambu-metake (pseudosasa japonica) é ideal para criar privacidade. Ele, nessas jardineiras, pode alcançar 3,00 metros de altura e deve usar um bom substrato para manter o solo úmido.
Abraços
Olá sr.Raul Canovas.
Estou querendo fazer um pequeno jardim com bambu na piscina,porém não tenho muito espaço seria uma faixa de 4mts por 30cm de largura. Gostaria de saber qual tipo de bambu é ideal, se tem muita raiz,se cresce muito e qual profundidade devo deixar .
Olá Alex,
É muito pouco espaço para qualquer bambu, em todo caso a Bambusa gracilis ou a Bambusa metake, seriam a que melhor se adaptariam.
Pense na Bauhinia galpinii – bauínia-vermelha, ela seria uma boa opção, também.
Abraços
Olá, Raul Canovas,
Adorei conhecer o seu site!
Somos um grupo de pequenos sítios numa encosta de serra de mata atlântica do nordeste que fica à beira de um riacho. Estamos sendo atravessados por uma estrada que passará a uma distância menor do que o desejável da porta das nossas casas, então estamos pensando em fazer uma espécie de cerca viva, à beira da estrada, visando sobretudo proteger nossa privacidade e o solo, mas também criar um corredor verde, agradável, bonito. Pensamos em bambus, imaginamos uma altura de cerca de 4m, de repente uma composição de plantas e cores. Você pode nos dar algumas dicas?
Agradecidamente,
Olá Rubia,
Fico feliz sabendo que gostou do site!
A Bambusa vulgaris vittata – bambu-imperial é uma boa opção, alcançando 10 metros de altura.
Há outras plantas que podem formar esse corredor verde, atingindo 4 metros, por exemplo:
– Clusia fluminensis – clúsia;
– Dracaena fragrans massangeana – pau-d’água;
– Malvaviscus arboreus – malvavisco;
– Dypsis lutescens – areca-bambu;
– Caryota mitis – palmeira-cariota.
Todas são indicadas para a Mata Atlântica do Nordeste, com folhagem densa e alturas de 4 metros ou um pouco mais.
Abraços
Raul Canovas,
Que delícia de cenários!
Estava observando todas as suas sugestões, você pareceu adivinhar o que minha imaginação aninhava, criou cenários com cores, cheiros e a boa companhia de borboletas, beija-flores e outros passarinhos, ainda cuidando de evitar suscetibilidades a pragas, etc. Incrível!
Ainda me restou uma dúvida: Seria possível compor algum desses cenários com o bambu? Tipo uma linha mais externa com bambu e interna com alguma dessas plantas ou alguma intercalação… Ou não é recomendável nem necessário?
Abraço,
Ah, Rubia, fico feliz sabendo que gostou das minha recomendações!
Sim, pode ser feito isto, desde que guardando uma distancia de 5 metros entre a fileira de bambu e o outro renque.
Abraços
Obrigada, Raul Canovas!
Você é de uma gentileza singular.
Você merece, Rubia!
Abraços
Só estou comentando para parabenizar o senhor pelo trabalho e por responder às pessoas. Muito obrigado pelo empenho!
Ah, Fabricio,
Agradeço sua atenção! Seu comentário me estimula!!!
Abraços
Caro Raul, bom dia! Comprei mudas de bambu multiplex e chegaram pelos correios bem debilitadas (muitos com as folhas completamente secas). Nesse caso há chance de recuperação? Já plantei todas as mudas em saquinhos com terra adubada e as deixei em sombrite, para que tenham a chance de se fortalecer antes do plantio no local definitivo, onde bate bastante sol e seria muito agressivo para as mudas neste primeiro momento.
Olá Milena,
As medidas que você tomou são muito apropriadas, apenas corte os ramos mais prejudicados e regue os bambus, diariamente, na parte da manhã, tomando o cuidado de orvalhar a parte aérea.
Abraços
Muito obrigada, Raul! Um abraço!!
Milena, você merece!
Abraços
OLá Dr Raul, gostei do que li aqui e também tenho um problema para resolver. A minha propriedade está fechada por muros de pedra antigos, em uma parte está um pouco baixo e eu preciso de fazer sebe, com minimo 6 metros de altura.
Gostaria que me aconselhasse em relação a bambus não infestantes e onde possa comprar pois é para o comprimento de 50m
Obrigada
Fernanda Domingues
Olá Maria Fernanda,
Para essa situação recomendo a Bambusa vulgaris vittata.
Você pode comprar mudas no Sítio da Mata: https://www.sitiodamata.com.br/bambu-imperial-b-vulgaris-vittata-1.html
Abraços
Olá, Raul! Parabéns pelo trabalho!
Tenho um jardim estreito, com 1,40 de largura e 9 metros de extensão. Gostaria de plantar uma espécie de bambu ao longo desses 9m para tampar o muro que fica ao lado. E, na frente do bambu, queria plantar duas Fênix nas extremidades, contornadas por Costela de Adão. Assim, o bambu não pode ser uma espécie que ocupe muito volume. Qual espécie você me indica? Essa composição que pensei (Bambu + Fenix + Costela de Adão) fica bom?
Agradeço muitíssimo suas contribuições!
Olá Simone,
Muito obrigado pelo elogio!
A Bambusa textilis gracilis – bambusa-gracilis é a mais indicada, ela forma uma silhueta densa e irá ocultar esse muro. A composição é boa porque a costela-de-adão tem folhas grandes e escuras enquanto que o bambu possui folhas pequenas e com tom verde-claro. Os fênix também complementarão o cenário.
Abraços
Olá Raul tudo tranquilo. Muito interessante seu blog. Parabéns pelo trabalho. Destas espécies de bambus não alastrantes que você citou acima, qual é o melhor para desempenhar a função de cerca viva e talude?
Olá Francisco,
Obrigado pelo elogio!
A Bambusa multiplex “Elegans” é a de silhueta mais densa, portanto a que indico para esse local.
Abraços
Tenho um barranco mais ou menis uns 10 metros de comprimento e de 4 a 3 de altura, Aqui na minha cidade só encontrei o bambu de jardim. eles me falaram q não é invasivo.
Tem algum dica? posso usar esse mesmo?
Lucas,
Não recomendo o bambu. Neste mesmo blog irá encontrar muitas opções de espécies. Clique em: http://www.jardimcor.com//?s=taludes&x=0&y=0
Abraços
Bom dia!
Parabéns pelo conteúdo do site, tem me ajudado muito!
Tenho uma casa em Florianópolis (ilha) e procuro opções de plantas e arvore para o pequeno jardim e para uma estreita área (atualmente com brita junto ao muro que separa do terreno do vizinho) que ajudem a drenar o solo, em função da umidade/chuvas frequentes. Seria a Bambusa textilis gracilis indicada? Li que há perigo de pragas, haveria outras opções de fácil manutenção aconselháveis?
Obrigado!
Ricardo
Boa tarde Ricardo,
A bambusa-gracilis é uma boa opção, ela é rústica e quase imune às pragas e doenças.
O clima em Florianópolis é subtrotropical úmido e há uma enorme quantidade de espécies que desenvolvem nessa cidade.
ÁRVORES:
Erythrina crista-galli – corticeira-do-banhado; (FOTO)
Eugenia uniflora – pitanga;
Schinus terebenthifolius – aroeira-pimenteira.
ARBUSTOS:
Acalipha – várias espécies com folhas coloridas;
Nandina domestica – nandina;
Thunbergia erecta – tunbérgia-arbustiva.
Eles tem silhueta colunar e ocupam pouco espaço.
Abraços
Boa noite. Vivo em Portugal e gostaria de plantar bambu para fazer sebe até 2,5/3m, num local com sombra, que fosse frondoso desde baixo e que não fosse invasivo. Será o fargesia rufa uma boa opção? Ou há outras espécies mais adequadas? Obrigada.
Boa tarde Susana,
A demora em responder sua pergunta é devido ao site ter ficado fora do ar, por problemas com nosso servidor, nos últimos dois dias.
Esse bambu pode ser plantado em local sombreado, ele alcança entre 2 e 3 metros de altura. É muito densa sua silhueta, a escolha está certa.
Abraços
O bambu preto deve ser plantado com contenção para não se alastrar?
Déia,
Sim, ele é invasivo e deve ser controlado com barreiras subterrâneas de 50 centímetros de profundidade.
Se quiser saber mais sobre o bambu-preto (Phyllostachys nigra) clique em:
http://www.jardimcor.com/catalogo-de-especies/phyllostachys-nigra/
Abraços
Tenho um pequeno terraço, com muito vento, com piso e parapeito. Preciso de uma planta que cresça verticalmente e não ocupe muito espaço para que eu possa plantar em vasos estreitos lado a lado a fim e possa servir de quebra vento. O bambuzinho de jardim seria uma boa opção?
Roberta,
Para esse espaço, com sol e vento, estas são as plantas com formato colunar que podem ser plantadas em jardineiras:
Barleria cristata – barléria-roxa;(FOTO)
Dracaena fragrans massangeana – pau-d’água;
Nandina domestica – nandina;
Podocarpus macrophyllus – podocarpo;
Thunbergia erecta – tunbérgia-arbustiva;
Bambusa gracilis – bambusa-gracilis;
Ligustrum sinense – ligustrinho;
Murraya paniculata – murta-de-cheiro.
Abraços
Estou com uma erosão em minha chácara queria saber qual melhor bambu para plantar, mais que não seja muito alto para não atrapalha r
Osvaniria,
Eu tenho uma sugestão melhor do que o bambu. E é o Vetiver, para saber mais clique em este mesmo blog: http://www.jardimcor.com/paisagismo/sistema-vetiver/
Abraços
Gostei muito do texto e das orientações OBRIGADA
Você merece, Rovani!
Abraços
Boa noite Raul, vivo em Portugal e pretendia plantar bambu com 3/4metros de altura para ganhar privacidade no jardim. Pretendia uma espey não invasiva e bonita. Qual recomenda? Obrigado
Espey=espécie
Bom dia Luís,
Para Portugal e com essa altura recomendo a Bambusa multiplex – bambu-folha-de-samambaia.
Ela não é invasiva e a silhueta é densa.
Abraços
Olá Raul, obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco.
O senhor já trabalhou com o bambu negro? Phyllostachys Nigra Muchisasa.
Sabe me dizer se é invasivo?
Grata
Olá Annelise,
Sim, o Phyllostachys nigra “Muchisasa” é invasivo, alastrando suas raízes horizontalmente.
Recomendo estes que não são invasivos:
Bambusa multiplex – bambu-folha-de- samambaia;
Bambusa multiplex “Elegans” bambu-folha-de-samambaia-elegante;
Bambusa textilis gracilis – bambusa-gracilis;
Bambusa ventricosa – buddha’s belly (FOTO);
Bambusa vulgaris – bambu gigante;
Bambusa vulgaris vittata – bambu-brasil;
Fargesia jiuzhaigou “Red panda” – bambu-panda-vermelho;
Guadua angustifólia – bambu-guadua.
Abraços
Boa tarde pode me indicar um tipo de bambu de mais ou menos 5 cinco metros para
ter mais privacidade em meu terreno e onde posso comprar mudas?
Boa tarde David,
O bambu-metake, (Pseudosasa japonica) alcança 5 metros de altura e deve ser cultivado em solo rico, regado diariamente nos primeiros meses de plantado.
Pode comprar mudas no Sítio Flora Sol: https://www.sitioflorasol.com.br/bambu-metake
Abraços
Boa tarde. Tenho um jardim de inverno com muita luminosidade e pé direito 8m, gostaria de plantar uma árvore decorativa no espaço, quais sugestões indicaria? Ob
Boa tarde Cibele,
Recomendo o Ficus leprieurii. Para saber mais sobre ele clique neste mesmo blog: http://www.jardimcor.com/catalogo-de-especies/ficus-leprieurii/
Abraços
Muito obrigada pela informação que disponibilizou. Tenho uma questão, para uma barreira de cerca de 1.5m de altura, em que a intenção é cortar toda a visibilidade de uma estrada, numa zona muito fria de inverno e muito quente e seca no verão. O que me sugere? Muito obrigada
Você merece, Paula!
Para essa situação recomendo a Bambusa textilis gracilis, por ser o de porte mais baixo, chegando a 3,00 metros de altura, mas pode ser podado para ficar com o tamanho menor.
Abraços
Muito obrigado pelas informações. Poderia me ajudar? Tenho uma propriedade no litoral e a divisa com o visinho é por tela; queria criar uma barreira com bambu, mas qual espécie utilizar para aguentar a salinidade e que não seja invasora. Obrigado, feliz 2021
Olá Eduardo,
Posso sim, a Bambusa textilis gracilis é muito indicada porque é tolerante a maresia e salinidade.
Um feliz 2021 para você também!
Já trabalhou com o bambusa tuldoides? Parece-me uma espécie bem interessante…
Ana,
A Bambusa tuldoides não é invasiva, porém pode causar impactos ambientais. Ela é aproveitada na produção de celulose.
Abraços
Ótima informação.
Obrigado!!
Você merece, Guillermo!
Abraços
coloquei uma imagem indevida no comentário. desculpe.
se puder apagar, eu agradeço.
Muito bom! amei o artigo.
Olá Camilla,
Seu comentário é um incentivo para nós, obrigado!
Retiraremos a imagem.
Abraços
Gostei muito excelente
Jorge Luis,
Obrigado pelo comentário, sua opinião nos estimula!
Abraços