Curio talinoides
palhas-azuis, palitos-de-giz-azuis, bastões-de-giz-de-folhas-estreitas
Curio talinoides, anteriormente conhecido como Senecio talinoides e Senecio mandraliscae, é uma suculenta apreciada principalmente por suas folhas alongadas e cilíndricas, que conferem um visual muito atraente, formando moitas densas com um porte prostrado ou semiereto. Dependendo da variedade, como a ‘Mandraliscae’, que tem folhas mais longas e finas, e a ‘Cristata’, que apresenta crescimento em forma de crista, pode ter diferentes formatos. As folhas possuem uma leve cobertura cerosa, que reduz a perda de água, e as flores são pequenas, surgindo em hastes longas. As raízes são superficiais e se espalham horizontalmente.

Pamla J. Eisenberg from Anaheim, USA, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Excelente para composições em jardins de pedra, vasos suspensos e bordaduras, funcionando bem como forração em locais secos e ensolarados. Seu crescimento rápido a torna uma ótima opção para preencher espaços. Ele cresce naturalmente em solos rochosos e arenosos, muitas vezes em encostas secas e expostas ao sol. Embora seja originário da África do Sul, esta suculenta se adaptou bem em outros países de clima quente e seco, sendo cultivada em diversas regiões do mundo, incluindo partes da Austrália, sul e leste da Califórnia, Arizona, Nevada, Utah e Novo México, nos Estados Unidos, além do Brasil.

Frank Vincentz, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Tolera bem altas temperaturas e períodos de seca, mas não se desenvolve bem em climas tropicais muito úmidos, onde pode sofrer com excesso de umidade e apodrecimento das raízes. Se for cultivado em regiões tropicais, o ideal é garantir um solo bem drenado e protegê-lo do excesso de chuva. Em climas subtropicais mais frios, pode precisar de proteção contra geadas intensas. É facilmente multiplicado por estaquia de caules ou divisão da planta. Basta cortar um ramo e deixá-lo cicatrizar por 24 horas antes de plantar em solo seco.

Frank Vincentz, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
- Sinônimos estrangeiros: blue straws, blue chalksticks, dassieharpuis, narrow-leaf chalk sticks, (em inglês); senecio azul, bastones azules, (em espanhol); séneçon bleu, bâtons de craie bleus, (em francês); blaue kreidestöcke, (em alemão); bastoncini di gesso blu, (em italiano); blou krytstokkies, (em africâner);
- Família: Asteraceae;
- Características: planta suculenta e perene;
- Porte: 30 a 60 centímetros de altura;
- Fenologia: primavera e o verão;
- Cor da flor: esbranquiçada ou amarelada;
- Cor da folhagem: azulada acinzentada;
- Origem: África do Sul, especificamente nas regiões áridas e semiáridas do país;
- Clima: subtropical, em áreas áridas ou semiáridas;
- Luminosidade: pleno sol.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.