Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Dracaena goldieana

rainha-das-dracenas, dracena-de-goldie, planta-de-zebra

Um pequeno arbusto com folhas largas, ovais e verde-escuras com padrões listrados em prata ou branco. As listras criam um efeito único, lembrando uma zebra. Sendo originária de florestas tropicais, aprecia alta umidade e pode ser beneficiada por borrifadas de água nas folhas ou um umidificador.

É conhecida por sua habilidade de purificar o ar, removendo toxinas como formaldeído e benzeno.

Daderot, CC0, via Wikimedia Commons

Por ser compacta e de crescimento lento, é perfeita para escritórios e ambientes internos com espaço limitado, assim como em jardins tropicais, com sombra parcial, combinando-a com outras plantas de folhas largas e texturizadas, como samambaias, calateas, bromélias e antúrios. Também pode ser utilizada em jardins verticais, criando um efeito visual impactante e aproveitando espaços menores. No feng shui, ela é incorporada para promover harmonia, prosperidade e equilíbrio espiritual.

Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Dracaena goldieana recebeu esse nome em homenagem ao botânico e empresário Sir George Goldie Taubman, (1846 – 1925) que foi um dos primeiros a colecionar e estudar plantas de regiões tropicais da África.

Sua multiplicação é feita por estacas de caule, cortando uma seção saudável com pelo menos 15 centímetros de comprimento, retirando as folhas da parte inferior do caule para evitar apodrecimento e plantando-a em solo úmido. Após o enraizamento, que pode levar algumas semanas, pode ser transplantada para o solo ou para um vaso definitivo.

Big Brown Bat, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

  • Sinônimos estrangeirosqueen of dracenas, gold dust dracaena, goldie’s dracaena, (em inglês); dracena de goldie, (em espanhol); goldie dracaena, (em alemão);  dracaena de goldie, (em francês);
  • Família: Asparagaceae;
  • Características: arbusto semi-lenhoso, perene;
  • Porte: atinge até 60 centímetros de altura;
  • Fenologia: primavera, verão;
  • Cor da flor: esbranquiçada, pouco atrativa;
  • Cor da folhagem: verde-escura, com listras prateadas ou brancas;
  • Origem: florestas tropicais da África Ocidental, em Gana, Costa do Marfim, Nigéria, Camarões, Gabão, República do Congo e República Democrática do Congo;
  • Clima: tropical/subtropical, com temperaturas que raramente caem abaixo de 15 °C.;
  • Luminosidade: meia-sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *