Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Eriocapitella hupehensis

anêmona-do-japão, anêmona-outonal

Esta espécie era tradicionalmente conhecida como Anemone hupehensis ou Anemone japonica, mas estudos filogenéticos recentes levaram à sua reclassificação no gênero Eriocapitella. Essa mudança se baseia em análises genéticas que diferenciaram algumas espécies antes incluídas no gênero Anemone. No entanto, os nomes Anemone hupehensis e Anemone japonica ainda são amplamente usados na literatura e horticultura, então vocês podem encontrá-los em muitas referências.

É uma planta conhecida por sua beleza delicada e magnífica floração, que atrai polinizadores, como abelhas e borboletas, sendo amplamente cultivada como ornamental em jardins de climas com temperaturas anuais mais amenas, devido à sua floração prolongada, delicadeza e resistência.

Martinus KE, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Seu charme natural a torna muito versátil no paisagismo, podendo ser usada em diferentes composições e estilos de jardim. Agrupada em maciços, cria um efeito romântico e natural, podendo também formar bordaduras em caminhos ou ao redor de árvores e arbustos. Como prefere meia-sombra, é perfeita para plantar sob a sombra de árvores ou arbustos altos.

Ela vive por vários anos e cresce a partir de um sistema de rizomas subterrâneos, que se expandem lentamente ao longo do tempo. No inverno, em climas frios, a parte aérea pode secar e desaparecer, mas a planta rebrota na primavera. Em regiões mais quentes, pode manter alguma folhagem durante o ano todo. Além de ser perene, ela se naturaliza facilmente, formando touceiras densas ao longo dos anos. Isso a torna uma excelente opção para jardins de baixa manutenção.

Cephas, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O nome hupehensis se refere à província de Hubei, na China, onde a planta foi originalmente catalogada. O nome mais comum na maioria dos idiomas faz referência ao Japão (japanese anemone), pois a planta se popularizou na horticultura japonesa antes de se espalhar para a Europa. No entanto, sua origem verdadeira é a China.

No Japão, a Eriocapitella hupehensis é chamada de shūmeigiku, que significa “crisântemo da luz do outono”. Ela é associada ao outono, à transitoriedade da vida e à filosofia budista da impermanência, representando um período de reflexão e aceitação das mudanças.

Sua propagação é feita pela divisão de rizomas, realizada na primavera ou no final do outono.

Paul van de Velde from Netherlands, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

  • Sinônimos estrangeiros: anémona japonesa, flor del viento, (em espanhol); anémone du Japon(em francês); japanese anemone, windflowe, (em inglês); anemone giapponese, (em italiano); shūmeigiku, (em japonês); húběi yín liánhuā, yín liánhuā, (em chinês); japanische herbst-anemone, (em alemão); herfstanemoon, (em holandês);
  • Família: Ranunculaceae;
  • Características: herbácea perene;
  • Porte: 40 centímetros a 1,20 metros de altura;
  • Fenologia: final do verão e outono;
  • Cor da flor: cor-de-rosa, lilás ou branca, com um centro amarelo vibrante;
  • Cor da folhagem: verde-escura na parte superior e um tom mais claro na parte inferior;
  • Origem: China (províncias de Hubei, Sichuan, Yunnan);
  • Clima: temperado úmido/subtropical úmido;
  • Luminosidade: sol matutino, meia sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments

  1. Bom dia!
    Gostaria muito de adquirir sementes ou mudas da planta Anêmona do Japão. Seria possível isso? Como devo proceder?

    • Boa tarde Marina,

      Considere adquirir sementes ou mudas de fornecedores internacionais especializados em plantas ornamentais raras. Lojas online como Etsy, eBay ou sites de horticultura nos EUA, Europa ou Japão podem oferecer essa espécie.

      Abraços