Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Genista X spachiana

genista,  genista-amarela, giesta

Suas folhas são pequenas, finas, proporcionando uma textura suave e agradável ao toque. As flores são o principal atrativo da planta, em forma de vagens têm formato de pequenas borboletas, muito característico das leguminosas, e formam cachos densos e chamativos. Adapta-se bem a solos bem drenados, preferencialmente secos e levemente ácidos. Ela não tolera solos encharcados.

Krzysztof Ziarnek, Kenraiz, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Além de ser uma excelente planta ornamental devido às suas flores vibrantes, a Genista x spachiana pode ser usada para formar bordas, cercas vivas ou como destaque em maciços de flores. É uma planta resistente, tolerante a condições de sol intenso e períodos de seca, sendo muito útil em jardins de baixa manutenção. Em jardins maiores, ela pode ser usada como arbusto isolado ou em conjunto com outras plantas que complementem sua floração, como plantas de flores roxas ou vermelhas, criando um contraste interessante.

Pictures from Longwood Gardens taken by Raul654 On May 1, 2005. {{GFDL}}

A genista-amarela prefere climas quentes e temperados, mas se adapta bem ao clima brasileiro, especialmente em regiões mais secas ou de clima ameno, sendo muito comum em estados como Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. A Genista x spachiana tem sido usada para extrair corantes amarelos. Na alquimia medieval, o corante obtido de giesta era considerado um símbolo da transformação espiritual. Na Grécia Antiga, era vista como símbolo de purificação, usada em rituais religiosos e festivais. A reprodução por sementes é uma das formas mais comuns de multiplicar a planta, além da alporquia, que preserva suas características originais.

Krzysztof Ziarnek, Kenraiz, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

  • Sinônimos estrangeirosscorpion broom, (em inglês); genêt des teinturiers, (em francês); escobilla, (em espanhol); gelber ginster, (em alemão); ginestra, (em italiano);
  • Família: Fabaceae;
  • Características: arbusto lenhoso e compacto;
  • Porte: 1 a 2 metros de altura;
  • Fenologia: final da primavera e no verão;
  • Cor da flor: amarela intensa;
  • Cor da folhagem: verde-acinzentada;
  • Origem: regiões mediterrâneas da Europa, sul da Itália, sul da França e Espanha;
  • Clima: temperado/subtropical;
  • Luminosidade: pleno sol. Quanto mais sol, mais intensa será a floração.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *