Grama projeta retratos
A parceria entre os artistas britânicos Heather Ackroyd e Dan Harvey (citados no post “Paredes verdes e vivas”) tem dado muito certo. Ao utilizarem-se da matéria-prima favorita, a grama, eles criaram uma série de retratos para a exposição Face to Face (Cara a cara), que acontece até setembro deste ano.
As obras, expostas no Domínio departamental de Chamarande, na França, retratam rostos de funcionários do governo local. Por meio de seus trabalhos, Ackroyd e Harvey revelam a beleza, a delicadeza e a natureza transitória da vida orgânica.
Os artistas criaram diferentes tonalidades e texturas da grama pelo processo de fotossíntese, ou seja, pela sensibilidade das mudas quando expostas à luz. Apesar do empenho na concretização destas obras, elas possuem um tempo de vida útil, pois se tratam de arte viva, à medida que a grama crescer, aos poucos, as imagens formadas se desaparecerão.
Os trabalhos de Ackroyd e Harvey mesclam escultura, fotografia, ciência, arquitetura e ecologia. Em 2012, eles foram responsáveis por monumentais instalações das Olimpíadas de Londres.
Fonte das imagens: Atitude Sustentável
Isabela Meleiro é jornalista, redatora, fotógrafa e revisora.