Haemanthus albiflos
pincel-de-pintor, língua-de-veado, cabelo-de-anjo, pincel-branco, pincel-de-barbear
Nativo de diversas regiões costeiras e apreciado por suas folhas grossas e brilhantes, que são largas, carnudas e com cerca de 10 a 20 centímetros de comprimento. Elas crescem em pares opostos e têm uma textura macia e aveludada. As inflorescências agrupadas em umbelas densas têm um cheiro doce e suave, são felpudas e surgem em hastes curtas e eretas que podem atingir até 30 centímetros de altura, com estames amarelos chamativos, altamente ornamentais. Após a floração, surgem pequenos frutos avermelhados.

James Steakley, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
É ideal para áreas com pouca luz direta, como sob árvores e varandas cobertas, formando maciços verdes com suas folhas brilhantes. Como tolera períodos secos, pode ser cultivado entre pedras ou em jardins de inspiração desértica. Também é perfeita para cultivo em recipientes, principalmente em interiores bem iluminados. Sua floração de tons claros é associada ao simbolismo lunar e à energia feminina na jardinagem esotérica.

Raasgat, Public domain, via Wikimedia Commons
O nome Haemanthus vem do grego e significa “flor de sangue” (haima = sangue + anthos = flor). Este nome foi dado devido à coloração avermelhada das flores de algumas espécies do gênero, especialmente o Haemanthus coccineus. No caso do Haemanthus albiflos, que tem flores brancas, o nome pode parecer contraditório, mas ele pertence ao mesmo gênero e compartilha características botânicas semelhantes com as espécies de flores vermelhas. Os bulbos triturados e em infusões da Haemanthus albiflos são utilizados na medicina tradicional africana para tratar diversas doenças, como dores de cabeça, tratamento de feridas e infecções, tosse, febre e problemas digestivos. A planta é considerada um símbolo de boa sorte em algumas culturas africanas. A propagação é feita pela divisão de bulbos, sendo este método o mais fácil, separando-os quando a planta estiver inativa e replantando-os.

SAplants, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
- Sinônimos estrangeiros: white paintbrush, elephant’s ear, shaving brush plant, (em inglês), pincel blanco, (em espanhol); pennello bianco, (em italiano); fleur de brosse à raser, (em francês); weißer blutblumenzwiebel, (em alemão); witte bloedbloem, (em holandês); witpoeierkwas, (em africâner);
- Família: Amaryllidaceae.
- Características: herbácea bulbosa perene;
- Porte: até 30 centímetros de altura;
- Fenologia: outono, inverno ou na primavera, dependendo do clima;
- Cor da flor: branca;
- Cor da folhagem: verde-escura;
- Origem: África do Sul e em partes da Essuatíni (antiga Suazilândia);
- Clima: subtropical, resiste a temperaturas mais frias, mas não tolera geadas severas;
- Luminosidade: luz indireta ou sombra parcial.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.