O “Orto Botânico” – Padova
Fundado em 1545, Orto Botanico di Padova é o mais antigo horto botânico universitário do mundo. Ao visitá-lo, podemos conhecer uma palmeira (Chamaerops humilis – v. arborencens) plantada em 1585.

No Arboretumum, vive desde 1680 um plátano, cujo tronco apresenta uma fenda originada pela queda de um raio. As plantas do Orto estão agrupadas em coleções baseadas em suas características. As principais são:
- Plantas Insetívoras
- Medicinais e Tóxicas (razão histórica da fundação do jardim)
- Aquáticas
Existe também um itinerário para deficiente visuais formado por espécies aromáticas e espinhentas, cultivadas em vasos, para que possam ser tocadas e cuja identificação esta em Braille.

O “Orto Botânico” de Florença
Conhecido também como Jardim dos Simples é o terceiro mais antigo da Europa. Foi fundado em 1545 por Cósimo I de Médici, grão-duque da Toscana. O projeto paisagístico foi de Noccoló Pericoli; a sistemática e o plantio ficaram a cargo do botânico Luca Ghini.
O Orto adquiriu proeminência sob a direção de P.A. Micheli do reinado de Cósimo III e ocupa uma área de aproximadamente 24.000m².
Em 1753, foi criada a Sociedade Botânica e o foco principal do horto passou do cultivo de plantas medicinais para a agricultura experimental. Desde meados do séc. XIX, é aberto ao público. Na mesma época foram construídas as estufas (1694m²).
Hoje o jardim abriga cerca de 9.000 espécies de plantas, algumas bem velhas, como um Taxus baccata, plantado em 1720 e um Quercus súber de 1805.







