Pellionia pulchra
peliônia, planta-mosaico, begônia-melancia
Apresenta um padrão de folha marcante, com veias bem destacadas contrastando com o verde-claro. É ótima para terrários, jardins internos como banheiros, vasos suspensos, jardins verticais e jardins sombreados com alta umidade ambiente, entre 60% e 90%, podendo cobrir áreas rapidamente.

Salicyna, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
A Pellionia pulchra cresce espontaneamente em regiões tropicais e subtropicais do Sudeste Asiático, principalmente em florestas úmidas e sombreadas. Nesses locais, a planta cresce como uma forração natural em solos úmidos e ricos em matéria orgânica, geralmente embaixo de árvores e entre rochas, onde a umidade do ar é alta.

Salicyna, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Os padrões únicos nas folhas dela podem ser interpretados como símbolos de proteção, boa sorte ou prosperidade em algumas culturas e a textura macia da planta pode ser associada a suavidade e tranquilidade.
A propagação e feita pela divisão de touceiras, separando delicadamente as raízes e plantando-a em outro vaso.

Salicyna, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
- Sinônimos estrangeiros: watermelon pellionia, trailing watermelon begonia, (em inglês); pellionia sandía, (em espanhol); melonen-pellionia, (em alemão); pellionie rampante, (em francês); watermeloenplant, (em holandês); cỏ gấm, (em Vietnã); phrom Australia, (em Tailândia); pokok daun tembaga, (na Malásia); daun tembaga, (na Indonésia); alum-alum, (nas Filipinas);
- Família: Urticaceae;
- Características: planta perene, comum em locais úmidos;
- Porte: 15 a 30 centímetros de altura, se espalhando lateralmente;
- Fenologia: primavera e verão;
- Cor da flor: esverdeada e sem grande valor ornamental;
- Cor da folhagem: veias prateadas ou acinzentadas que contrastam com o verde-oliva do fundo;
- Origem: Vietnã, Tailândia, Malásia, Indonésia, Filipinas;
- Clima: tropical/subtropical, não tolera frio intenso ou geadas, o ideal é 18°C – 30°C , evitando abaixo de 10°C;
- Luminosidade: luz indireta brilhante.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.