Pilea involucrata
planta-da-amizade
Uma planta tropical muito apreciada por suas folhas enrugadas de textura acolchoada e fácil cultivo. Ela necessita de alta umidade, em locais secos, pode-se aumentar a umidade pulverizando água nas folhas ou colocando a planta perto de um umidificador. É uma planta não tóxica, o que a torna segura para animais de estimação.

Abdulhaleems, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
É ideal para ambientes internos, especialmente onde há luz indireta e alta umidade, em estantes ou varandas cobertas, também pode ser usada em jardins com sombra parcial, criando uma cobertura baixa e densa. É excelente para preencher espaços vazios e formar uma base interessante para plantas de maior porte. Em jardins verticais ou suspensos, ela pode criar um efeito visual de cascata, com suas folhas se estendendo para baixo.

Diego Delso, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
O nome popular vem do fato de que ela é muito fácil de propagar e compartilhar. Diz a tradição que, ao dar um galho enraizado dessa planta a um amigo, a amizade entre eles será fortalecida e duradoura. Algumas tradições do Feng Shui consideram plantas como a Pilea involucrata boas para equilibrar a energia do ambiente. Seu crescimento rápido e a aparência vibrante das folhas indicam prosperidade e renovação. A propagação é fácil e pode ser feita por estaquia de caule, cortando um pedaço saudável com pelo menos 2 a 3 nós. Em seguida, deve-se retirar as folhas inferiores e colocar o caule na água ou diretamente no solo úmido. Em poucas semanas, as raízes começarão a surgir.

Salicyna, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
- Sinônimos estrangeiros: friendship plant, moon valley pilea, (em inglês); plante de l’amitié, (em francês); pianta dell’amicizia, (em italiano); planta de la amistad, (em espanhol); freundschaftspflanze, (em alemão);
- Família: Urticaceae;
- Características: herbácea perene;
- Porte: 25 a 35 centímetros de altura;
- Fenologia: mais comum na primavera e no verão;
- Cor da flor: esbranquiçada ou rosada, sem valor ornamental;
- Cor da folhagem: verde intensa e nervuras bronze ou avermelhadas;
- Origem: América Central e América do Sul;
- Clima: tropical/subtropical, evitar temperaturas abaixo de 10°C, pois pode prejudicar seu crescimento;
- Luminosidade: luz indireta brilhante.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.