Salvia coccinea
salva-do-sangue, salva-escarlate, salva-do-texas, salva-tropical
Muito apreciada em jardins por suas flores vibrantes e pela capacidade de atrair beija-flores, abelhas e borboletas. Suas folhas são ovais a lanceoladas, com margens serrilhadas e textura levemente pilosa. Ela tem caule macio e flexível, típico de plantas herbáceas, mas com tendência a lignificar (endurecer) na base conforme envelhece, o que dá um aspecto subarbustivo.

Vaikoovery, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons
Uma planta de fácil cultivo, que se adapta bem a diferentes tipos de solo, desde que sejam bem drenados. Prefere sol pleno e precisa de regas regulares, principalmente durante a floração. É utilizada como planta ornamental em jardins e vasos, devido à beleza de suas flores. Também é utilizada na medicina popular para tratar diversas doenças, como inflamações, febre e problemas digestivos.

Yercaud-elango, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
O nome científico coccinea se refere à cor vermelha escarlate de suas flores. É uma planta melífera, ou seja, produz grande quantidade de néctar, sendo importante para a polinização de diversas plantas. A Salvia coccinea se multiplica principalmente por sementes, que germinam em 1 a 2 semanas, mas também pode ser propagada por estacas, com ramos saudáveis de cerca de 10 a 15 centímetros. A multiplicação por estacas garante plantas idênticas à original, enquanto a propagação por sementes pode gerar pequenas variações de cor e vigor.

Forest and Kim Starr, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
- Sinônimos estrangeiros: salvia escarlata, salvia roja, sangrigorda, (em espanhol); blood sage, scarlet sage,Texas sage, tropical sage, hummingbird sage, (em inglês); sauge écarlate, sauge rouge du Texas, (em francês); scharlach-salbei, (em alemão); salvia scarlatta, (em italiano); scharlaken salie, (em holandês); ñuatĩ pytã, (em guarani);
- Família: Lamiaceae;
- Características: arbusto semi-herbáceo, perene;
- Porte: 0,60 a 1,20 metros de altura;
- Fenologia: final da primavera, verão até o final do outono;
- Cor da flor: vermelha brilhante, existem variedades rosas, brancas e salmão;
- Cor da folhagem: verde, com um tom médio a escuro;
- Origem: sudeste dos Estados Unidos, México, América Central, Caribe e norte da América do Sul (Colômbia, Peru, norte da Argentina e Brasil);
- Clima: tropical e subtropical;
- Luminosidade: pleno sol.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Ótima ideia prá minha jardineira. Obrigada.
Sim Maria Helena, ela é ideal!
Abraços