Salvia leucantha
sálvia-bicolor, sálvia-mexicana, sálvia-do-mexico, sálvia-veludo, sálvia-branca
Uma planta arbustiva muito apreciada no paisagismo por suas flores longas e aveludadas, que atraem polinizadores como beija-flores, cambacicas, abelhas e borboletas. É de crescimento rápido, com folhas alongadas e levemente pilosas, sendo tolerante aos ventos, à seca e a solos pobres, perfeita para jardins de baixo consumo de água.

Hsu Hong Lin from 南投縣集集鎮, 中華民國, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Forma grupos densos que criam um efeito exuberante quando plantada em conjunto, tornando-a excelente para canteiros curvos ou acompanhando caminhos. Pode ser cultivada, também, em vasos grandes, desde que tenha espaço para suas raízes e boa drenagem, sendo adequada em varandas ensolaradas e áreas externas.

小石川人晃, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
A Salvia leucantha é resistente e rebrota mesmo após períodos de seca ou poda intensa, o que a fez ser vista como um símbolo de resiliência e renovação. Algumas tradições populares, no México, indicam que um chá feito com folhas secas pode ajudar a relaxar e aliviar a ansiedade leve. A propagação pode ser feita por estacas, no inverno, cortadas e enraizadas em solo úmido ou pela divisão de touceiras.

A. Barra, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
- Sinônimos estrangeiros: salvia mexicana, salvia de terciopelo, salvia morada, (em espanhol); mexican bush sage, velvet sage, (em inglês); sauge du Mexique, sauge velours, (em francês); mexikanischer buschsalbei, samtsalbei, (em alemão); salvia messicana, salvia vellutata, (em italiano);
- Família: Lamiaceae;
- Características: arbusto semilenhoso, perene;
- Porte: 80 centímetros a 1,50 metros de altura;
- Fenologia: com maior intensidade no outono e inverno;
- Cor da flor: roxa com o centro branco;
- Cor da folhagem: folhas verde-acinzentadas na parte superior e esbranquiçadas na parte inferior;
- Origem: centro, sul e leste do México e América Central;
- Clima: tropical/subtropical/temperado, tolera baixas temperaturas;
- Luminosidade: pelo menos 5 a 6 horas de sol direto.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.