Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Sun Patiens: uma forração inigualável

É sabido que a “maria-sem-vergonha” – pessoalmente acho horrível chamá-la assim – é uma das plantas floríferas mais comuns nos nossos jardins. Classificada pelos botânicos como Impatiens walleriana o beijinho, como também é conhecida, é nativa da África oriental, de Quênia até Moçambique, passando por Zanzibar; é por esse motivo que sua sinonímia botânica é Impatiens sultani, em homenagem ao sultão de Zanzibar, bin Hamoud Mohammed, nomeado cavaleiro pela rainha Victoria. Na época o médico e naturalista britânico John Kirk, era cônsul geral nesse protetorado do Reino Unido e levou a planta em 1896 para Inglaterra. Mas tarde foi reclassificada como Impatiens Wallerana para honrar Horace Waller, um missionário britânico na África e membro da Royal Geographic Society.

Passados esses anos todos muitos aprimoramentos foram realizados para que esta herbácea perene – encontrada subespontânea em toda a Serra do Mar – se adequasse melhor nos nossos jardins. Os produtores de mudas criaram híbridos mais compactos e com novas cores, resultando em novos cultivares.

Um avanço tecnológico

Entretanto um novo e revolucionário híbrido de Impatiens, criado pela Sakata Seed Corporation, surgiu no mercado paisagístico para lograr canteiros floridos tanto sob sol pleno ou a meia sombra, prosperando praticamente em qualquer lugar e, por causa de seu vigor, em lugar de plantar 25 mudas por metro quadrado, como habitualmente se faz, apenas em torno de 7 mudas de SunPatiens formam, a cada metro quadrado, um maciço impressionante. Em uma época que a voz de ordem é sustentabilidade, a manutenção dos jardins deve ser econômica e ecologicamente viável, por isso é fundamental usar espécies resistentes mas que, mesmo vigorosas e duradouras, ofereçam um colorido atrativo que seduza o olhar. O SunPatiens é menos propenso a doenças porque as pétalas de suas flores permanentes são mais grossas e a folhagem mais resistente e, com seus caules fortes e robustos toleram baixas temperaturas, inclusive geadas leves, chuvas e ventos.

Este resultado genético oferece uma lista de características impressionantes:

  • Sistema radicular forte e agressivo, de desenvolvimento rápido mantendo-se firme após o plantio
  • Colorido contínuo sob ambas as condições, tanto sol pleno como sombra
  • Plantas robustas (90 a 120 cm de altura e até 90 cm de largura) são ideais para exibição de um maciço colorido
  • Com apenas um plantio pode passar por três estações, desde a primavera até uma geada forte, com pouca manutenção
  • Crescem rapidamente e são fáceis de cuidar
  • Sobressaem em condições quentes e úmidas
  • Não é necessário remover flores velhas – os novos brotos as cobrem rapidamente
  • Mantém um colorido excepcional até o final da temporada, enquanto outras flores anuais já passaram por seu pleno florescimento.

Deixo minha sugestão para que os escritórios de paisagismo especifiquem, cuidadosamente, as espécies recomendadas no projeto. No memorial qualitativo e quantitativo deve ficar claro o tipo de planta que será utilizada na implantação, assim como a preparação do solo e o manejo posterior, para que o resultado, ao longo do tempo, seja aquele que fora prometido pelo paisagista e, também, o pretendido pelo cliente.

Para mais informações sobre o SunPatiens, acesse: www.sunpatiens.com.br

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

480 Comments

  1. Raul,

    Escrevo-lhe apenas para dizer que estou realmente encantada com seu trabalho e com seu extenso conhecimento acerca das plantas. Obrigada por compartilhar conosco!

    • Ah, Kelly,

      Que comentário animador que você faz!!!
      Muito obrigado querida e continue a acompanhar nosso trabalho.

      Abraços verdes

  2. Bom dia Sr. Raul, estou com 2 vasos de Sunpatiens e 1 canteiro ambos os jardins estão passando pelo mesmo problema, em fevereiro estava bonito e agora algumas galhas começaram a murchar da ponta mais distante para o pé da planta, vai murchando até morrer, saberia me informar o que é isso e o que eu poderia fazer para sanar o problema? Obrigado!

    • Algumas folhas encruam, parecendo quando o pulgão ataca um pé de pimenta mas na verdade não tem pulgão, veja mais fotos!

    • Bom dia Ricardo,

      Este sintoma pode apontar uma doença fúngica chamada de fusarium. Esse fungo causa murchidão entrando pela raiz.

      Proceda da seguinte maneira:

      – Corte as hastes do SunPatiens, deixando apenas uma altura de 5 centímetros;
      – Diminua drasticamente as regas;
      – Adicione ao solo e aos vasos 300 g de calcário dolomítico por m² misturado com 30 g de sulfato de potássio, revolvendo até uma profundidade de 10 cm;
      – Regue com extrato de casca barbatimão a 5%
      – Pulverize todo o canteiro e os vasos com Ecotrich, um fungicida formulado a base do fungo Trichoderma.

      Estes métodos irão solucionar o problema!

      Abraços

  3. Boa tarde! estou a procura de ajuda pra resolver uma praga que esta atacando as mudinhas de Inpatiens alguma orientação para pode fazer um controle pois tenho usado ja vários produtos químicos até e não estou tendo resultados satisfatórios elas parecem sempre regredir mais Agradeço.

    • NESTA FOTO APARECE MELHOR

    • Boa tarde Patrícia,

      Parece um ataque de Tripes. São insetos pequenos e sugadores que causam, além das deformações nas folhas, enrolando-as, o desaparecimento da clorofila, formando manchas pálidas.

      Combata-os com calda de fumo.

      Pique 50 g de fumo de corda e coloque num vidro com 1 litro de
      água durante 12 horas (se deixar mais tempo, fermenta), coe e
      dilua em 5 litros de água. Pulverize três vezes, semanalmente.

      Além disto faça uma adubação, usando cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura, podem ser de lareira, padaria ou pizzaria.

      Isto irá dar resultado!

      Abraços

  4. Olá, Raul.
    Primeiramente, muito obrigada por se dispor a ajudar-nos, paisagistas amadores. As orientações específicas que você dá aqui não há igual em lugar nenhum (e olha que eu pesquiso muito, hein?). Bem, minhas Sunpatiens começaram a apresentar manchas brancas nas flores, a princípio achei que pudesse ter respingado um pouco de cloro na hora da rega, mas depois comecei a perceber o número cada vez maior de folhas amareladas e com manchas escuras. Desconfio de algum tipo de fungo, mas não consigo identificar qual. Envio foto em anexo, poderia me orientar sobre o tipo de fungo, respectivo tratamento e forma de prevenção, por gentileza?
    Desde já agradeço imensamente. Um abraço.

    • Olá Daniela,

      Muito obrigado pelo comentário elogioso!

      Seguramente é um ataque de fungos, eles causam esses sintomas.
      Combata a doença com calda de alho.

      Esmague 4 dentes de alho, coloque em 1 litro de água e deixe
      descansar por 12 dias. Depois desse período, acrescente 10 litros de água, misture e pulverize três vezes, semanalmente, sobre os SunPatiens.

      Pode completar o tratamento com camomila e cavalinha.

      Deixe 100 g de camomila em água fria por 2 dias; em separado,
      ferva 300 g de cavalinha seca em 10 litros de água durante 20 min. Misture as duas soluções. Dilua 1 litro dessa calda em 20 litros de água e pulverize, também, três vezes, semanalmente, as plantas contaminadas.

      Vão melhorar!

      Abraços

      • Boa tarde, Raul.

        Muito obrigada pelas informações que me passou. Segui a risca, e logo na primeira aplicação da mistura de alho, elas pareceram piorar ainda mais, as flores ficaram ainda mais esbranquiçadas do que estavam antes (segue foto).

        Tenho algumas perguntas complementares, se me permite:

        1. Devo aplicar pouca quantidade? Apliquei uma quantidade generosa.
        2. Aplicar só nas folhas ou nas flores também?
        3. Há um melhor horário para aplicar? De manhã cedo, final da tarde?
        4. Você recomenda aplicar rotineiramente óleo de Neem para prevenção?

        Desde já agradeço novamente a atenção.
        Abraços.

        • Boa tarde Daniela,

          1. A quantidade está especificada no meu comentário;
          2. Somente nas folhas;
          3. Na parte da manhã, cedo;
          4. O óleo de neem não é recomendado para o combate de fungos, com exceção do míldio.

          Sugiro que insista nos tratamentos que recomendei, incluindo a camomila e a cavalinha. Estes são naturais e demoram em surtir efeito, mas não causam danos ambientais.

          Abraços

  5. Boa tarde minhas sunpaties ficam na floreira na fachada da minha casa e pegam sol,as folhas estão ficando queimadas o que pode ser?

    • Boa tarde Mel,

      Se suas mudas não estão com as folhas murchas e sim com manchas, como se fossem queimaduras, pode ser um fungo conhecido como cercosporiose, ele causa essas manchas foliares. No início, aparecem pequenas lesões de cor parda, nas folhas inferiores do SunPatiens. Depois aumentam de diâmetro. Esta doença é estimulada pelas altas temperaturas e umidade a umidade relativa ambiente elevada.

      Ao regar não molhe as folhas e faça as irrigações na parte da manhã e use o calda viçosa para combater essa doença, ela é vendida também pronta.

      Abraços

  6. Bom dia estou com um problema com as sunpatiens algumas estão morrendo da raiz para o caule fica podre a raiz e depois morre o que pode ser obrigado desde já

    • Bom dia Osvaldino,

      Isto pode indicar um sintoma de uma doença fúngica conhecida como fusarium. Esse fungo causa murchidão entrando através da
      raiz.

      – Corte as hastes do SunPatiens, deixando apenas uma altura de 5 centímetros;
      – Diminua drasticamente as regas;
      – Adicione ao solo 300 g de calcário dolomítico por m² misturado com 30 g de sulfato de potássio, revolvendo até uma profundidade de 10 cm;
      – Regue com extrato de casca barbatimão a 5%
      – Pulverize todo o canteiro com Ecotrich, um fungicida formulado a base do fungo Trichoderma.

      Abraços

  7. estou com uma espécie de beijo dobrado,eles encheram de flores mas infelizmente todas caíram e agora as folhas estão caindo só ficando galhos o que será que aconteceu?como resolver isso?por favor me ajude!

    • Lucineia,

      Pode ser um sintoma de fusarium. Esse fungo causa murchidão entrando através da raiz.

      – Corte as hastes, deixando apenas uma altura de 5 centímetros;
      – Diminua drasticamente as regas;
      – Adicione ao solo 300 g de calcário dolomítico misturado
      com 30 g de sulfato de potássio, revolvendo até uma profundidade de 10 cm;
      – Regue uma vez com extrato de casca barbatimão a 5%
      – Pulverize todo o canteiro com Ecotrich, um fungicida formulado a base do fungo Trichoderma.

      Abraços

  8. MINHAS SUN PATIENS ESTÃO MORRENDO DEPOIS QUE COMEÇOU APARECER CARACOIS. O QUE POSSO FAZER PARA ACABAR COM ELES? SERÁ QUE CONSIGO FAZER ELAS VOLTAREM AO NORMAL? SABE ME DIZER SE SÃO OS CARACÓIS QUE CAUSAM ISSO?

    • Karina,

      Para combater os caracóis, embeba um pano com cerveja ou leite ou espalhe cascas de mamão ou melancia para atraí-los; procure-os à noite com uma lanterna e elimine-os polvilhando sais de Epsom. Mantenha também o solo revolvido. Outro detalhe: eles não gostam de caminhar por cima de casca de arroz.

      Existem iscas de Ferramol Organic, da Neudorff, que são muito eficazes para o controle dos caracóis.

      Abraços

  9. Bom dia Raul. Tirar uma dúvida com você por favor. Minhas supatiens estão com as folhas amareladas e algumas já estão não desenvolvendo mais e também algumas com manchas pretas. O que fazer?

    • Bom dia Allan,

      Pode ser Botrytis cinerea (bolor cinzento). Providencie boa circulação do ar e adote procedimentos de higienização rígidos, removendo quaisquer parte afetada. Pulverize também três vezes, semanalmente, com Forth Enxofre.

      Abraços

  10. Olá Sr Raul! Tudo bem?
    Não sei se a foto vai anexar dessa vez, mas gostaria que o Sr desse uma olhada na minha sunpatien, para ver se conhece o porquê dela estar feia assim.
    Foi a única planta do meu jardim que não teve praga, mas está morrendo,já tem vários galhos sem folha e os que tem, as folhas novas são pequenas e deformadas (agora já não vejo mais nascendo, só está secando e amarelando mesmo)
    Eu rego todo dia pela manha e cobrindo o solo tem argila expandida.

    Desde já, meu muito obrigada!
    Continue com o ótimo trabalho :)

    • Olá Jennifer,

      Seu SunPatiens foi infestado por fungos. corte as folhas afetadas e queime-as e faça pulverizações com Ecotrich, um fungicida formulado a base do fungo Trichoderma.

      Ele irá melhorar!

      Abraços

      • Oi Sr Raul, eu de novo.. desculpe
        Esse fungicida que passou, só é vendido com receituário agrônomo, não posso comprar para uso doméstico.
        Você teria alguma alternativa?

        Abraços!

        • Caramba, Jennifer!

          Pergunte ao vendedor dessa loja o que ele recomenda para substituir o que recomendei. Acho que ele tem melhores possibilidades de aconselhar um substitutivo.

          Abraços

  11. Olá tenho um jardim de sunpatiens maravilhoso. Porém já perdi a metade pois o caule Bem no pé da raiz apodrece vira uma gosma E uns pontinhos brancos O que será Estou arrasada perdendo todo meu jardim

    • Olá Tatiane,

      Isto pode ser causado pela rhizoctonia solani (podridão da raiz) é um fungo que causa doenças como o tombamento, podridão da raiz, podridão da coroa e cancro do caule.

      Evite molhar as folhas ao regar e não adube com fertilizantes nitrogenados. As regas devem ser feitas na parte da manhã.

      Aplique o fungicida orgânico Biotrich, um composto a base de ácido úmico, quirela de arroz, melado e Trichoderma sp.

      Já os pontos brancos podem ser pulgões, eles atacam hastes e folhas sugando a seiva. Combata esta praga com uma calda de Santa-Maria.

      Macere 200 g de erva-de-santa-maria num litro de água, durante
      2 horas. Depois de espremer o sumo do bagaço, dilua em 5 litros de água e pulverize. Repita isto mais duas vezes, semanalmente.

      Abraços

  12. Olá Sr Raul..
    Tenho um canteiro grande de sunpatiens e estou tentando recupara-la depois de ataque de Maria fedida, caracol e tbm, acredito que seja fungos.. segui algumas orientações que publicou aqui, mas ainda não tive sucesso.
    Ainda encontro pequenos caracois e as folhas estão ficando amareladas e com manchas escuras.. vou tentar colocar a foto. Poderia indicar oq posso fazer para recuperá-la? Tbm pararam de dar botões.. coloquei o adubo aqui indicado tbm, mas ainda não voltaram a dar botões..
    Desde já, agradeço.

    • Olá Fabiana

      Seus SunPatiens foram atacados pela Rhizoctoniose. Manifesta-se nas seguintes condições: temperatura noturna de 10º a 16 ºC; em folhas molhadas por vários dias, por mais de 10 horas e em solos mal drenados, com excesso de matéria orgânica ou de nitrogênio; em áreas sujeitas a sombreamento ou pouco arejadas. Seus sintomas são essas manchas circulares. Para preveni-la, é preciso manter o nível de nitrogênio moderado e evitar irrigação nos fins da tarde.

      Aplique o fungicida orgânico Biotrich, um composto a base de ácido úmico, quirela de arroz, melado e Trichoderma sp.

      Abraços

  13. Boa Tarde! Fiz um projeto com paisagista que fez a plantação de sunpatiens no meu jardim. Porém venho acompanhando que dia após dia as plantas estão murchando/morrendo. Elas ficam em sol pleno, e eu faço a rega 2x ao dia (manha e final de tarde).
    O jardineiro até fez adubacao e fertilização, porém ainda sim, elas não estão respondendo.
    Alguma dica que podem me dar?

    • Bom dia Fabiana,

      Rega-las duas vezes ao dia é o correto, já que elas precisam de muita água. Mas, fiquei curioso, você diz que o jardineiro fez uma adubação, que foi que ele usou com fertilizante? Será que este não é o motivo do murchamento?

      Abraços

      • Ele usou forth jardim… mas a adubação foi feita justamente porque elas estavam murchando.

        • Fabiana,

          O Forth Jardim é um ótimo fertilizante, será que usou a quantidade certa? Não exagerou na dosagem?

          Abraços

  14. Olá, tudo bem?
    Posso fazer uma poda radical na sumpatiens?

    • Olá Janaine,

      Não recomendo a poda do SunPatiens para controlar seu porte, já que isto modifica sua forma natural, prefira, apenas, cortar as pontas dele.

      Abraços

  15. Se puder me ajudar, agradeço demais!
    Recentemente meu cantinho de plantas em casa está sendo atacado por todo tipo de praga, tem Melissa com cochonilha, tem kalanchoe com pulgão, erva cidreira com ácaro aranha e moscas dos fungos… não sei porque deu tudo isso, é desesperador.
    E minha sunpatiens estava longe disso tudo, tomando o solzão da tarde sozinha, mas parou de florir e achei que agora por ser verão ela não tava aguentando o sol todo que tomava, fora que encontrei muuuita formiga nela, então retirei do local antigo por conta das formigas e agora ela está perto das outras mas fica suspensa.
    Pode ver se está com algum ácaro ou se conhece o que deu nela?
    As folhas morrem secas e enrugadas logo no comecinho e ela ta ficando “pelada”..
    Seria bom forrar com argila expandida ou pedriscos depois para evitar algum outro bicho?

    Obrigada!

    • Claro que eu posso ajudar!

      Esses insetos podem ser combatidos com calda de fumo.
      Pique 50 g de fumo de corda e coloque num vidro com 1 litro de
      água durante 12 horas (se deixar mais tempo, fermenta),coe, dilua em 5 litros de água e pulverize três vezes, semanalmente.

      Isto combate uma série de pragas.

      Abraços

  16. Parabéns pelo trabalho e pela dedicação em ajudar a todos que enviam dúvidas por aqui, estava lendo alguns comentarios antigos e fiquei maravilhada ao ver que o senhor responde sempre, desde a publicação do post :)

    • Muito obrigado, Jennifer,

      Seu comentário nos incentiva!

      Abraços

  17. Boa tarde! Eu estou tendo muito trabalho com minhas sumpatiens. Não consigo deixá-las bonitas. Já usei fort flores, fort jardim, adubo em épocas diferentes mas nenhum surtiu efeito. Agora na época da chuva as flores estavam se desenvolvendo muito e ficando lindas e de repente pararam de florir e algumas ficaram escurecidas e amareladas. Seria alguma praga, falta de nutrientes, excesso de água??? Não sei mais o que fazer. Se puder me ajudar, agradeço imensamente.

    • Bom dia Helen,

      O SunPatiens precisa de regas constantes, as vezes duas por dia. Não precisa de de mais adubação, visto que você já aplicou.

      Talvez foram afetadas por algum fungo, possivelmente a Botrytis. Tente pulverizar todo o canteiro com Ecotrich, um fungicida formulado a base do fungo Trichoderma.

      Abraços

      • Muito obrigada, sr Raul! Vou fazer urgentemente. Tenha um excelente ano de 2021! E mais uma vez muitíssimo obrigada por toda ajuda! Grande abraço!

        • Você merece, Helen! Um lindo ano para você!

          Abraços

      • Só mais uma dúvida se me permitir, eu usei Karina no meu jardim pra matar as pragas. Pode acontecer de ter intoxicado minhas sumpatiens? Se for, pode ser feito algo pra salvá-las?

        • Sim, Helen,

          O fungicida Kapina pode ter afetado as mudas. Regue-as duas vezes por dia.

          Talvez possa salva-las.

          Abraços

  18. Comprei uma muda de sumpatiens no Ceasa de Campinas e replantei em um vaso maior. Após uns 40 dias comecei a perceber que as folhas mais novas estão fica do enrugadas e os botões ficando queimados, prejudicando seu crescimento. Procuro observar a superfície da terra com a ponta dos dedos antes de efetuar a rega. O que pode estar acontecendo?

    • Miriam,

      Sua SumPatiens foi infestada por tripes. Insetos pequenos e sugadores que causam, além das deformações nas folhas, enrolando-as, o desaparecimento da clorofila, formando manchas pálidas.

      Para combater esta praga faça uma calda de Santa-Maria.

      Macere 100 g de erva-de-santa-maria em 1/2 litro de água durante 2 horas; depois de espremer o sumo do bagaço, dilua em 2 litros de água e pulverize três vezes, semanalmente.

      Abraços

      • Muito obrigada e bom Natal!

        • Você merece, Miriam! Lhe desejo um 2012 pleno de alegrias!!!

          Abraços

          • Sr Canovas, bom dia! Alguma alternativa para a erva de Santa Maria..? Estou com uma certa dificuldade em encontrá-la…

            • Oi Miriam,

              Pode usar calda de fumo.
              Pique 50 g de fumo de corda e coloque num vidro com 1 litro de
              água durante 12 horas (se deixar mais tempo, fermenta), coe e
              diluir em 5 litros de água. em seguida pulverize.

              Abraços

  19. Boa tarde Sr Raul, já solicitei a sua ajuda esses dias atrás para as minhas sun patiens. Estou colocando um pouco mais de terra nelas e percebi que estão cheias de formigas, tamanho médio e cor preta, e as flores estão ficando horríveis. Além do produto que indicou antes Forth Cobre o que posso passar pra espantar as formigas ? Obrigada

    • Bom dia Ana Paula,

      Fertilizantes ricos em Molibdênio permitem que os SunPatiens formem proteínas, ficando assim pouco atrativas para as formigas. Ajifol CoMo ou Yara Vita Teprosyn CoMo, são os produtos mais indicados.

      Também as iscas formicidas granuladas Mirex ou Citromax,
      são menos prejudiciais ao meio ambiente e eficientes em casos
      de proliferação alta.

      Abraços

  20. Ei, Raul
    Bom dia!
    Td bem?

    Tenho um jardim de sunpatiens e elas estavam maravilhosas.
    Agora todas estão com as folhas desse jeito.
    O que será? Como posso tratar?

    • Oi Juliana,

      Elas foram atacadas por fungos. Faça três pulverizações, semanais, com Forth Cobre para combater essa doença.

      Abraços

  21. Boa tarde, tenho várias sunpatiens que plantamos em vasos suspenso no muro, cedo bate sol e a tarde começa a sombra, estavam lindas e de um tempo pra cá estão murchas, folhas pequenas e perdendo a flores, molhamos constantemente. O que está acontecendo com ela ? Já Pedro um vaso e estou sem saber o que fazer. Pode me ajudar

    • Boa tarde Ana Paula,

      Podem estar infestadas por algum fungo. Tente fazer três pulverizações, semanais, com Forth Cobre. Se for possível adicione um pouco de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura, ao solo onde eles estão plantados, em seguida revolva superficialmente.

      Abraços

Secured By miniOrange