Zamia integrifolia
zamia-floridana, sagu-do-caribe
Pode ser ligeiramente maior, com folhas mais longas do que a Zamia furfuracea, apresentando folhas mais estreitas e menos rígidas, com uma textura mais lisa e os cones são menores e mais discretos, com uma cor menos intensa. Também prefere solos mais ricos em matéria orgânica, tolerando períodos de seca. O sistema radicular é robusto e com caudex subterrâneo, armazenando nutrientes e água, o que torna a planta resistente a situações adversas. É dióica, ou seja, possui plantas masculinas e femininas separadas, estas últimas produzem sementes grandes e vermelhas. Desenvolve-se bem sob árvores ou em áreas parcialmente sombreadas, sendo uma planta xerófita é adaptada a solos arenosos e condições de seca. Suas raízes profundas permitem a busca por água em profundidades maiores.

Raffi Kojian, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
As zamias são cícadas e estão entre os vegetais mais antigos da Terra, com uma linhagem que remonta à era dos dinossauros e são conhecidas por sua longevidade e a Zamia integrifolia não é exceção. Existem espécimes com centenas de anos.
Excelente para jardins ornamentais, bordaduras e projetos de conservação de solo, ela é compacta e discreta, sendo ideal para jardins menores ou áreas com pouca manutenção. Suas sementes vermelhas atraem pássaros, como corvos, pombos, tordos e sabiás e suas raízes contribuem para a fixação do solo. A polinização geralmente é mediada por insetos, como besouros específicos que são atraídos pelo cheiro e pelas substâncias produzidas pelos cones. Esse processo é chamado de zoofilia.

Krzysztof Ziarnek, Kenraiz, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
A multiplicação é feita por sementes, que requerem paciência, pois germinam lentamente. Também pode reproduzir a Zamia integrifolia por meio de separação de brotos (filhotes), que às vezes surgem ao redor da planta mãe. Esses brotos podem ser removidos cuidadosamente e replantados. Essa técnica é menos comum na natureza, mas útil para propagação em jardins.

I, Jeffdelonge, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
- Sinônimos estrangeiros: coontie, florida arrowroot, seminole bread, bay-rush, (em inglês); kootie-palme, (em alemão); marunguey, guáyiga, palmita, (em espanhol); sagou de floride, (em francês); bayrush, sago, wild sago, (nas Bahamas);
- Família: Zamiaceae;
- Características: planta xerófita;
- Porte: 40 a 70 centímetros de altura;
- Fenologia: inexpressiva;
- Cor da folhagem: verde brilhante;
- Origem: desde a Flórida, nos Estados Unidos e Bahamas, Cuba, Ilhas Cayman, Porto Rico e partes da América Central;
- Clima: tropical/subtropical;
- Luminosidade: sol matutino, meia sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.