Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Endemias

Em biologia e ecologia, diz-se que algo é endêmico, quando é encontrado, somente, naquela região ou lugar e não é encontrado, naturalmente, em nenhum outro. O lugar deve ser uma unidade geográfica, muitas vezes, uma ilha ou arquipélogo, às vezes, um país, um tipo de habitat ou outra área ou zona bem definida.

Anthobaphes violáceas

Por exemplo, o pássaro Anthobaphes violáceas é endêmico de Fynbos, o que significa que só é encontrado onde existe o tipo de vegetação Fynbos, no sudoeste Sul Africano. Espécies endêmicas (animais e vegetais) aparecem com frequência em ilhas, devido ao isolamento geográfico desses lugares. Alguns exemplos são o Havaí, as Galápados, Socotra e Santa Helena.

Endemismo também ocorre em áreas biologicamente isoladas, como no planalto Etíope, ou em grandes extensões de água, como no Lago Baikal.As espécies endêmicas são passíveis de extinção, devido ao seu habitat restrito, à vulnerabilidade às ações humanas, à introdução de novos organismos e, atualmente, às mudanças climáticas.

Nas Bermudas, até o séc. XVII, havia milhares de aves endêmicas da família dos albatrozes, conhecidos como petrels e centenas de milhares de coníferas endêmicas do gênero juniperus bermudiana. E então, chegaram os colonizadores. No século seguinte, os petrels e as coníferas estavam quase extintos… Os pássaros foram vítimas de um parasita e, as árvores, vítimas dos machados.

Organismos endêmicos não são o mesmo que nativos, pois as espécies, chamadas “nativas”, podem ser encontradas em vários lugares do mundo de mesmo clima, altitude e latitude. As Ecorregiões de maior endemismo, segundo World Wildlife Fund (WWF), são:

  • Fynbos (África do Sul) – Havaí;
  • Kwongan (Austrália) – Madagascar;
  • Nova Caledonia (México) – Sierra Madre de Oaxaca;
  • Sierra Madre Del Sur (México e Guatemala).

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange