Bambu é matéria-prima do maior edifício comercial do mundo
A Big Tree Farms, empresa de alimentos artesanais, está com uma nova unidade da fábrica de chocolates orgânicos na ilha de Bali, na Indonésia. Os donos do empreendimento, Ben Ripple e Frederick Shilling, trouxeram um grande diferencial à estrutura, o espaço foi edificado inteiramente por bambu.
Com 23,5 mil metros quadrados, a construção de padrões balineses contou com 30 funcionários e se tornou o maior edifício comercial do mundo feito de bambu. Um selador especial foi utilizado no revestimento para que o processo dos alimentos ficasse em segurança.
Palco de obras arquitetônicas produzidas a partir do bambu, a ilha de Bali, que possui o material em abundância na natureza, conta com construções de alto nível quando se fala em sustentabilidade, pois até os telhados são feitos por palha.
Para desenvolver o projeto da fábrica de chocolates, o arquiteto Pete Celovsky tomou como inspiração a Green School, fundada em Bali pelo designer de joias, John Hardy. Também construída inteiramente por bambu, a escola ensina aos alunos a técnica sustentável atribuída no local, para que, assim, eles multipliquem todo o seu conhecimento. Se quiser saber um pouco mais sobre o projeto e tiver interesse em ajudar na edificação de outras escolas, acesse o site (em inglês).
Desde o início, em 2000, a Big Tree Farms, desempenha um papel social nos locais de instalação, pois apoia os produtores, faz o uso da agricultura biológica e desenvolve práticas de comércio justo. Além do cacau orgânico, utilizado nos chocolates, Ripple e Shilling produzem um adoçante sustentável: açúcar extraído do coco. Para atender a demanda, a empresa conta com 9 mil fornecedores de cacau em toda a Indonésia.
Fonte das imagens: Big Tree Farms e Ciclo Vivo
Isabela Meleiro é jornalista, redatora, fotógrafa e revisora.
Wow. Great building. Thanks for providing such a great information. Your work is really appreciable.
Obrigado pelo retorno, esperamos suas próximas visitas ao nosso blog!
Abraços