Bolsa solar purifica água
Ao se defrontarem com a atual situação mundial, onde milhões de pessoas sofrem com a falta de saneamento básico e a escassez de água limpa e potável, os designers norte-americanos Ryan Lynch e Marcus Triest criaram uma bolsa capaz de fazer a limpeza e a purificação da água.
A Solar Bag, como é chamada, ao filtrar os raios UV, mata vírus e bactérias que geram riscos àqueles que consomem a água contaminada. O processo é simples: basta encher a bolsa com 2,5 litros de água e apoiar a alça nos ombros; o sol fará o restante do trabalho. Por meio da incidência solar, em 6h, o líquido armazenado estará pronto para ser ingerido.
De acordo com os criadores da bolsa, a invenção leva em conta o fato de, ainda hoje, pessoas serem obrigadas a caminhar durante horas, a pleno sol, para conseguir um pouco d’água, ainda que poluída. Problema este, que açoita a África, por exemplo, onde o consumo do líquido sujo mata mais, até, que violência.
Feita de polietileno de alta clareza, a Solar Bag potencializa a passagem de raios UV, enquanto o outro lado, de polietileno preto, reflete-os de volta e aquece a água, o que antecipa o processo da purificação.
Por conta da facilidade e da praticidade do produto, você pode pensar que a bolsa solar é cara, mas está enganado! Lynch e Triest acreditam que elas custem cerca de US$ 5, valor este, que pode ser alterado de acordo com a escala de produção. A Solar Bag ainda pode ser fabricada de maneira local, o que reduzirá despesas e emissões de gases de efeito estufa, provocados pelo transporte.
O que acha de levar esta invenção para as regiões mais secas do Brasil? Dê a sua opinião!
Fonte das imagens: Tree Hugger
Isabela Meleiro é jornalista, redatora, fotógrafa e revisora.