Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Designer italiano desenvolve dessalinizador

Transformar água salgada em potável é possível?

De maneira simples, fácil e prática, um forno capaz de dessalinizar a água salgada e transformá-la em potável foi desenvolvido pelo designer italiano Gabriele Diamanti. Após sete anos de testes e estudos, o denominado “Eliodomestico”, esteve presente em exibições na Espanha, França e Itália.

Separada em três partes, a criação é um tipo de forno cerâmico. Um recipiente preto é reservado para o armazenamento da água salgada. O calor do sol aquece o líquido e o vapor é pressionado e condensado. Um tubo é utilizado para coletar o conteúdo e leva-lo a outro compartimento.

Isento de eletricidade ou cabeamentos, o Eliodomestico é de fácil manutenção e proporciona um bom impacto na economia local, além de não trazer prejuízo algum para o meio ambiente. A capacidade para a dessalinização da água é de até em um único dia.

De acordo com o site oficial do designer, a criação é produzida com materiais amplamente usados, facilmente encontrados, e a tecnologia da peça é simples e popular. “O Eliodomestico é um projeto aberto, gratuito para pessoas que precisam dele. Eu aprecio se você puder me ajudar no desenvolvimento dele!”, explica Diamanti na página.

O custo da criação é estimado em 50 dólares. Contribua!

Qual a sua opinião sobre a tecnologia? Comente!

Fonte das imagens: Superinteressante e site de gabrielediamanti.com

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comments

  1. desejaria saber se tem disponível aqui 01 eliodomestico para implantar aqui na região semi árida pois temos um índice de água com teor de sal e seria um trabalho social e educacional para melhor uso da água, pelas comunidade.

  2. Como faco para adquirir o Eliodomestico o o projeto para a sua construcao.

    • Olá, Antonio Carlos!

      Então, é que este projeto foi produzido sem fins comerciais, ele não pode ser comprado.
      O projeto é voltado para pessoas que necessitam dele por, muitas vezes, não ter outra opção. O criador até pede contribuições para o seu desenvolvimento.

      Abraços,

      Isabela Meleiro