Estrados de madeira recuperada são utilizados como alternativa para ornamentos sustentáveis
Quem já pensou, alguma vez, que simples e reles estrados de madeira recuperada pudessem ser utilizados como artigos de design?
Pois é, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, contou com um espaço de 3.500m² inteiramente projetado com esse material. O pavilhão no Parque dos Atletas, localizado à frente do centro de convenções Riocentro, onde ocorreram as reuniões oficiais do evento, foi recoberto com 7 mil estrados de madeira recuperada.
A produtora P&G Cenografia, responsável pelo pavilhão do Estado do Rio de Janeiro, resolveu sair na frente da maioria dos espaços, que contavam com simples divisórias brancas, criou um ambiente que segue as últimas tendências do design sustentável.
A estrutura fez a conexão entre dois edifícios e um espaço público. No interior, estavam instaladas áreas para descanso e outra para exposições, que ainda contavam com outros tipos de materiais, como pneus. Na parte externa do local, caixas abrigavam plantas ornamentais e eram rodeadas por telas que exibiam trabalhos do Governo Estadual do Rio sobre áreas, como a agricultura sustentável.
Apesar de ter sido um dos espaços mais populares da Rio+20, o pavilhão acabou extinto ao fim da conferência.
Que experiências diferenciadas você já presenciou? Conte-nos e divulgue sua ideia!
Fonte das imagens: Discovery Brasil
Isabela Meleiro é jornalista, redatora, fotógrafa e revisora.
Olá, Marcio!
Muito obrigada pela indicação!
Convido vocês ao meu blog de design sustentável, obrigado!