Londres quer ser a Olimpíada do desperdício zero
A Olimpíada de Londres promete ser pioneira no quesito sustentabilidade. Um dos objetivos dos organizadores é realizar a primeira competição sem desperdício, denominada Zero Waste Games.
Entre as iniciativas, a maneira adotada para fazer a reciclagem merece relevância. Selos coloridos estarão estampados nas embalagens que serão fornecidas durante o evento, uma forma de facilitar para o público o destino de descarte correto, cada objeto terá a sua devida lixeira.
Selo de cor laranja: representa que as embalagens podem servir para compostagem. As lixeiras desta cor também serão o destino da comida, pois assim, todo o resíduo depositado no local poderá ser transformado em adubo para plantas.
Selo de cor verde: representa que o material poderá ser reciclado e transformado em um novo produto. As lixeiras desta cor serão o destino de latas, papéis e embalagens de plástico.
A organização garante que, em um período de seis semanas, todo material de plástico descartado durante o evento será reciclado e transformado em novos produtos.
Selo de cor preta: representa que o produto não é reciclável (estará estampado em pacotes de batata frita e de doces). Todo o resíduo desse teor seguirá para um aterro para a geração de energia. O site oficial das Olimpíadas afirma que estas lixeiras, de tamanhos menores, “não serão as mais necessárias”.
Qual a sua opinião sobre a iniciativa? Comente!
Foto: Alyne Arrojo
Isabela Meleiro é jornalista, redatora, fotógrafa e revisora.